Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Anorexia também é um problema... dos musculados

A anorexia é um distúrbio alimentar que, por norma, é associado às mulheres. Contudo, um novo estudo revela que este está a tornar-se também um problema dos homens, em especial daqueles que têm uma certa obsessão por ter um corpo musculado.

Anorexia também é um problema... dos musculados
Notícias ao Minuto

13:04 - 30/12/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Os homens também desenvolvem distúrbios alimentares, como a anorexia, que até aqui eram problemas associados às mulheres.

Um conjunto de investigadores do Canadá concluiu que cerca de 10% dos pacientes anoréticos são homens e que há uma proporção de homens gays com este problema maior comparativamente às mulheres.

“Nós sabemos que a anorexia é um problema que atinge, maioritariamente, as mulheres, mas apesar de muitos pais e até profissionais de saúde não o perceberem, há muitos casos destes entre rapazes e homens”, explicou Dominique Meilleur, o responsável pelo estudo citado pelo site WebMedical.

O professor de psicologia, que se dedica ao estudo dos adolescentes e dos distúrbios alimentares na Universidade de Montreal, frisou também as duas formas distintas que homens e mulheres têm de manifestar os sintomas deste problema.

Enquanto a anorexia se manifesta nas mulheres através da atenção excessiva que dão aos alimentos, os homens tendem a focar-se no exercício em excesso, particularmente na musculação.

A equipa liderada por Dominique Meilleur analisou 24 estudos que foram realizados no Reino Unido e na França entre 1994 e 2011 e que incluíam, no total, 279 homens que sofriam de anorexia e que tinham entre os 11 e os 36 anos.

Cerca de um terço dos doentes estudados foram questionados sobre a perceção que tinham do seu corpo. Destes, perto de dois terços respondeu estar insatisfeito com a sua imagem, mostrando desejo em ganhar massa muscular.

Relativamente às preferências sexuais, 13% dos inquiridos identificou-se como homossexual, um número muito maior do que aquele que é registado entre as mulheres.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório