Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Separatistas afirmam não terem armas capazes de abater Boeing

Um dos principais líderes dos separatistas pró-russos do leste da Ucrânia reafirmou hoje que os rebeldes, acusados de terem abatido o Boeing da Malaysia Airlines, não possuem armas com a capacidade de abater um Boeing.

Separatistas afirmam não terem armas capazes de abater Boeing
Notícias ao Minuto

13:51 - 09/09/14 por Lusa

Mundo MH17

Segundo o primeiro relatório dos investigadores holandeses, revelado hoje, o Boeing foi abatido em voo por "um grande número de projéteis a alta velocidade". Não são dadas indicações sobre a natureza dos "projéteis" ou a sua origem.

"Só posso dizer uma coisa: simplesmente não temos equipamento técnico capaz de abater um Boeing e, portanto, este avião malaio", declarou Alexandre Zakharchenko, "primeiro-ministro" da autoproclamada República Popular de Donetsk, à agência noticiosa russa Interfax.

Um voo comercial da Malaysia Airlines foi interrompido brutalmente quando o avião caiu a 17 de julho no leste da Ucrânia, palco de violentos combates entre forças governamentais e separatistas pró-russos.

Kiev e os ocidentais acusaram os rebeldes de terem abatido o Boeing com um míssil terra-ar, os que os separatistas desmentiram. Moscovo evocou um míssil disparado por um avião militar ucraniano.

O acidente causou 298 mortos, 193 dos quais holandeses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório