Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Zelensky relata "batalha feroz" contra russos na região de Kharkiv

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que está a decorrer hoje uma "batalha feroz" na região fronteiriça de Kharkiv, no nordeste do país, onde a Rússia lançou uma ofensiva terrestre.

Zelensky relata "batalha feroz" contra russos na região de Kharkiv
Notícias ao Minuto

14:00 - 10/05/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

"A Rússia lançou uma nova vaga de ações de contraofensiva nesta direção", disse Zelensky numa conferência de imprensa, assegurando que o seu pessoal "sabia disso" e que se tinha preparado para tal.

"Está a decorrer uma batalha feroz" na zona, acrescentou.

Antes, o Ministério de Defesa ucraniano tinha afirmado que na quinta-feira, "o inimigo efetuou ataques aéreos no setor de Vovchansk", que faz fronteira com a região russa de Belgorod, utilizando bombas aéreas guiadas.

"Por volta das 05:00 [hora local], o inimigo tentou romper as nossas linhas de defesa utilizando veículos blindados", acrescentou a mesma fonte, sem esclarecer o local exato do ataque.

O ministério afirmou que os ataques tinham sido "repelidos", mas que "os combates de intensidade variável" continuavam e que "unidades de reserva" tinham sido destacadas para "reforçar a defesa" da zona.

Uma grande parte da região de Kharkiv foi ocupada e depois libertada em 2022. A região fronteiriça e a sua capital, com o mesmo nome, a segunda maior cidade do país, têm sido alvo de bombardeamentos frequentes nos últimos meses.

Há várias semanas que a Ucrânia está preocupada com a possibilidade de uma nova ofensiva russa na região.

As forças de Moscovo "entraram um quilómetro em território ucraniano" e estão a tentar avançar mais, disse na mesma altura uma alta patente do comando militar ucraniano.

O exército ucraniano está a debater-se na linha da frente, enfraquecido pela falta de militares e pelos atrasos na entrega da ajuda ocidental, que têm tido repercussões nas reservas de munições, atualmente escassas.

Por outro lado, as forças russas reivindicaram ganhos territoriais limitados, principalmente no leste, mas não conseguiram fazer verdadeiras incursões.

A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.

Os aliados de Kyiv também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

O conflito, que entrou no terceiro ano, provocou a destruição de importantes infraestruturas em várias áreas na Ucrânia, bem como um número por determinar de vítimas civis e militares.

Leia Também: Zelensky tem longa conversa com Orbán e convida-o para cimeira de paz

Recomendados para si

;
Campo obrigatório