Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos pelo menos até ao fim de maio

Local está fechado desde sexta-feira devido aos temporais que assolaram a região de Rio Grande do Sul.

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos pelo menos até ao fim de maio
Notícias ao Minuto

18:44 - 06/05/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Brasil

O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas. A interrupção deverá acontecer até dia 30 de maio.

"A Fraport Brasil informa que as operações no Aeroporto de Porto Alegre seguem suspensas por tempo indeterminado", pode ler-se num comunicado divulgado esta segunda-feira na página do aeroporto, dando conta que foi emitido um documento no qual esclarecem que "não há previsão de retomada das operações".

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) destacou ainda que "os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre foram cancelados" e, por isso, foram flexibilizadas "as regras de remarcação e reembolso" das respetivas viagens.

As áreas de espera e circulação de passageiros, assim como as pistas do aeroporto ficaram completamente inundadas, o que levou ao encerramento do aeroporto.

De recordar que o Rio Grande do Sul enfrenta fortes temporais que já provocaram mais de 80 mortos.

De acordo com a Defesa Civil, há 276 feridos e 111 pessoas desaparecidas. O mesmo órgão indicou que cerca de 121.957 pessoas estão desalojadas e há outras 19.368 pessoas alojadas em abrigos.

O governo regional do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade, situação reconhecida pelo Governo central.

Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, grandes áreas da região central ainda estão inundadas. O nível do rio Guaíba, que passa pela cidade, está quase 2,3 metros acima da cota de inundação.

O estado mais ao sul do Brasil tem sido bastante afetado pelas mudanças climáticas. Depois de sofrer problemas com uma forte seca em razão do fenómeno La Niña, no ano passado a região passou a ser afetada pelo El Niño e registou em menos de 12 meses quatro desastres climáticos causados por ciclones extratropicais e tempestades.

Leia Também: Sobe para 83 o número de mortos em inundações no sul do Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório