Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 21º

Conferência de paz da Ucrânia? "Não foi concebida para obter resultados"

Na conferência, que será realizada na Suíça nos dias 15 e 16 de junho, a Rússia não participará por considerá-la um projeto dos "democratas americanos".

Conferência de paz da Ucrânia? "Não foi concebida para obter resultados"
Notícias ao Minuto

16:01 - 02/05/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Dmitry Peskov

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou, esta quinta-feira, que as negociações sobre a resolução do conflito ucraniano sem a participação da Rússia não têm como objetivo a paz.

Em causa está a conferência de paz sobre a Ucrânia, que será realizada na Suíça nos dias 15 e 16 de junho, na qual a Rússia não participará por considerá-la um projeto dos "democratas americanos".

"Não compreendemos que tipo de marco é esta conferência de paz. Que tipo de conferência séria, com expectativas sérias, de que tipo de resultados podemos falar sem a participação da Rússia? É absolutamente impossível", considerou, quando solicitado a comentar as informações sobre a conferência, citado pela Tass.

Segundo Peskov, "este é um tipo de iniciativa que não foi concebida para obter resultados", acrescentando que a posição da Rússia sobre as conversações de paz é bem conhecida. "É coerente, é absolutamente transparente, foi repetida muitas vezes e confirmada pelo nosso presidente", destacou o porta-voz.

A conferência deverá realizar-se na estância balnear de Burgenstock, junto ao Lago Lucerna (ou Lago dos Quatro Cantões), no centro da Suíça.

Espera-se que junte altos funcionários governamentais de dezenas de países, seguindo um plano estabelecido pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros suíço, Ignazio Cassis, nos últimos meses.

Leia Também: Macron reafirma hipótese de enviar tropas ocidentais para combater russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório