Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Comboio com corpos das vítimas chegou a Kharkiv

Donetsk, 22 jul - O comboio refrigerado que transportou as vítimas do avião da Malaysia Airlines, caído no passado dia 17 em território ucraniano, chegou hoje à cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia, informaram fontes locais.

Comboio com corpos das vítimas chegou a Kharkiv
Notícias ao Minuto

12:34 - 22/07/14 por Lusa

Mundo MH17

O comboio, acompanhado por 16 representantes da Holanda, Malásia e da OSCE, saiu esta madrugada de Donetsk, uma cidade que se encontra no poder dos rebeldes pró-russos, transportando cadáveres dos 289 ocupantes do avião.

Após a sua chegada hoje de manhã à estação de Jarkov-Balashovski, a locomotiva será trocada e os vagões irão ser transportados para o recinto da fábrica Mályshev onde, segundo a agência Interfax-Ukrainy, os corpos serão transladados dos vagões para contentores enviados especialmente da Holanda.

A locomotiva partiu na noite de dia 21 de Torez, na região de Donetsk, perto de onde caiu o Boeing 777 malaio, mas teve que esperar várias horas de forma até os insurgentes pró-russos entregarem as duas caixas negras do avião a um representante da Malásia.

"Não viemos para culpar ninguém. As duas caixas são propriedade da Malásia. À primeira vista conseguimos perceber que as caixas estão intactas", disse aos jornalistas o chefe da delegação do país asiático, um coronel do conselho de segurança nacional da Malásia.

O primeiro-ministro da autoproclamada República Popular de Donetsk, Alexandr Borodái, entregou as caixas negras aos responsáveis malaios durante uma cerimónia oficial realizada na sede do governo separatista, em que documentos oficiais foram assinados por ambas as partes.

As caixas, com uma coloração laranja viva, foram expostas sobre a mesa e entregues à comitiva malaia.

"Agora temos três tarefas. A repatriação dos corpos, o transporte das caixas negras e a devolução dos objetos pessoais das vítimas", afirmou o representante malaio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório