Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 21º

Hezbollah e israelitas confirmam morte de alto responsável islamita

O movimento xiita libanês Hezbollah anunciou hoje a morte de três dos seus membros, incluindo um alto responsável, em bombardeamentos realizados no sul do Líbano pelo exército israelita, que também já confirmou essas mortes.

Hezbollah e israelitas confirmam morte de alto responsável islamita
Notícias ao Minuto

15:38 - 15/02/24 por Lusa

Mundo Israel

O Hezbollah declarou que os mortos são Ali Mohammad al- Debs, conhecido como 'Haider', Hassan Ibrahim Issa e Hussein Ahmad Aqil, de acordo com o canal de televisão libanês Al-Manar, ligado ao movimento xiita libanês.

Al-Debs seria um alto responsável grupo xiita -- que também atua como partido político no Líbano -, segundo fontes de segurança citadas pelo jornal libanês 'L'Orient-Le Jour'.

De acordo com as mesmas fontes, Al-Debs já havia sobrevivido a um ataque com 'drones' realizado por Israel durante a semana.

O exército israelita também confirmou hoje a morte Al-Debs e de dois outros combatentes num ataque ao Líbano.

"Ontem (quarta-feira) à noite, um comandante das forças Radwan do Hezbollah, Ali Mohammad al-Debs, o seu adjunto, Ibrahim Issa, e outro terrorista foram mortos", afirmou o exército israelita num comunicado.

Uma fonte de segurança de Israel indicou que os três membros do Hezbollah foram mortos nos ataques realizados na quarta-feira.

Os militares israelitas realizaram um ataque massivo contra o sul do Líbano na quarta-feira, após o lançamento de projéteis pela milícia xiita contra a cidade israelita de Safed, que provocou a morte de uma pessoa.

Hoje, Israel realizou novos bombardeamentos contra o país vizinho.

As tensões entre Israel e o Hezbollah, apoiado pelo Irão, aumentaram após a morte no início de janeiro do número dois do Hamas, Saleh al-Arouri, e de seis outros membros do grupo islamita palestiniano, incluindo dois altos funcionários do braço armado do grupo, as Brigadas al-Qassam, num atentado bombista atribuído ao exército israelita em Beirute.

Os confrontos na fronteira entre Israel e Líbano intensificaram-se desde o início da guerra de Israel contra o Hamas - que tem o apoio do Hezbollah - na Faixa de Gaza, em 07 de outubro de 2023.

Leia Também: Médicos Sem Fronteiras condenam evacuação de hospital de Khan Yunis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório