Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Etiópia. Combates entre exército e milícia Fano na cidade de Lalibela

Milicianos e forças federais mantiveram hoje confrontos em Lalibela, norte da Etiópia, na conturbada disputada região de Amhara, segundo vários residentes desta cidade santa ortodoxa, famosa pelas suas igrejas escavadas na rocha.

Etiópia. Combates entre exército e milícia Fano na cidade de Lalibela
Notícias ao Minuto

18:55 - 08/11/23 por Lusa

Mundo Etiópia

Segundo os residentes, durante a tarde, a milícia de "autodefesa" Amhara Fano parecia controlar uma grande parte da cidade, incluindo o local das igrejas, inscritas na lista de património mundial da UNESCO.

As Fano - milícias informais de cidadãos-combatentes voluntários - apoiaram o exército etíope durante o conflito de dois anos entre este e as autoridades rebeldes da província vizinha de Tigray, que terminou com um acordo assinado em novembro de 2022, em Pretória.

Este acordo, visto como uma inversão de alianças face às disputas territoriais entre Amhara e Tigray, exacerbou as tensões em Amhara, que escalaram para um conflito aberto quando o Governo federal tentou desarmar as forças regionais em abril.

"Os combates começaram de manhã, por volta das 08:00 (05:00 em Lisboa)", disse à AFP por telefone um diácono da cidade, que pediu para não ser identificado por razões de segurança.

Lalibela "parece estar agora sob o controlo dos Fano", acrescentou o diácono a meio da tarde.

Não foi possível verificar de forma independente as declarações feitas pelos residentes locais, uma vez que as autoridades federais negaram aos jornalistas o acesso a Amhara.

Nem o Governo federal, nem o exército etíope, nem as autoridades regionais puderam ser contactados ou responderam aos pedidos de comentário da AFP.

Três outros residentes contactados pela AFP, que também falaram sob anonimato, relataram igualmente combates no interior da cidade durante a manhã e dois deles confirmaram que os Fano tinham assumido o controlo da cidade a meio da tarde.

Em agosto, as autoridades etíopes declararam o estado de emergência em Amhara, com o exército federal a controlar as principais cidades e estradas, mas a situação é muito instável e a região alterna entre uma calma precária e surtos de violência, com os Fano a intensificarem as suas ações nas zonas rurais.

Amhara é a segunda região mais populosa da Etiópia, com cerca de 25 milhões de habitantes e grande parte da elite política e económica da Etiópia é originária desta região.

Segundo país mais populoso de África (120 milhões de habitantes), a Etiópia, um mosaico de 80 povos, está dilacerada por múltiplos conflitos simultâneos, mas não relacionados entre si.

Estes conflitos estão frequentemente ligados a recentes reavivamentos de reivindicações identitárias e territoriais, num Estado federal em que as fronteiras dos Estados regionais são traçadas segundo linhas etnolinguísticas.

Leia Também: Cem civis mortos em confrontos entre exército etíope e rebeldes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório