Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Após incidente, Estados Unidos retomaram missões com drones no Mar Negro

Missões com drones de vigilância naquela região foram retomadas esta sexta-feira.

Após incidente, Estados Unidos retomaram missões com drones no Mar Negro
Notícias ao Minuto

23:51 - 17/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Os Estados Unidos retomam as suas missões com drones no Mar Negro, após o incidente ocorrido uma destas aeronaves não tripuladas dos Estados Unidos e um caça russo, no início da semana.

Segundo a Sky News, um drone de vigilância dos Estados Unidos voou, esta sexta-feira, sobre o Mar Negro, o primeiro após o incidente naquela área. Em causa está um  RQ-4 Global Hawk. 

O sucedido confirma o que foi dito ao longo dos últimos dias pelos Estados Unidos, que reforçaram que Washington não iria interromper a sua missão naquela região e iria continuar a ajudar a Ucrânia.

É de realçar que, na quinta-feira, os Estados Unidos divulgaram imagens do que dizem ser um avião russo a despejar combustível por cima do drone da Força Aérea norte-americana e a danificar a hélice do aparelho que sobrevoava o Mar Negro.

O vídeo, de 42 segundos, mostra um avião Su-27 russo a aproximar-se da parte de trás do drone MQ-9  e a libertar combustível à medida que passa, explicou o Pentágono.

O Pentágono ainda não conseguiu confirmar se a queda foi "de propósito" ou um erro de cálculo.

Após o incidente, os Estados Unidos garantiram que foram forçados a derrubar o 'drone' nas águas do Mar Negro e culparam Moscovo pelo incidente.

Por sua vez, o Ministério da Defesa da Rússia negou qualquer contacto entre os seus caças e o 'drone', que, segundo a versão do Kremlin, iniciou um voo repentino e descontrolado e caiu no mar após perder altitude repentinamente.

Os eventos aconteceram perto da península ucraniana da Crimeia anexada pela Rússia, onde Moscovo desaprova a presença da NATO, sejam navios de guerra ou dispositivos de reconhecimento e vigilância.

Leia Também: Tem 38 anos e 10 filhos. Quem é Lvova-Belova, alvo de um mandado do TPI?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório