Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

EUA apoia plano da UE para aliviar tensão entre Sérvia e Kosovo

Os EUA têm grandes expectativas para o plano patrocinado pela União Europeia com o objetivo de aliviar as tensões de longa data entre a Sérvia e o Kosovo, disse hoje um alto funcionário do Departamento de Estado.

EUA apoia plano da UE para aliviar tensão entre Sérvia e Kosovo
Notícias ao Minuto

21:31 - 28/02/23 por Lusa

Mundo Kosovo

O subsecretário de Estado adjunto, Gabriel Escobar, que intervinha numa conferência de imprensa por videoconferência, defendeu que os dois países, assim como a Europa, colheriam benefícios da estabilidade que o plano traria.

"As nossas expectativas são muito altas relativamente a este acordo e acho que o que há de novo não é apenas a seriedade de ambos os governos, mas a seriedade dos nossos parceiros europeus em fazer isso acontecer à sombra de uma das maiores crises que a Europa já viu desde a Segunda Guerra Mundial", afirmou.

Na segunda-feira, o Presidente sérvio Aleksandar Vucic, e o primeiro-ministro do Kosovo, Albin Kurti, aprovaram tacitamente o plano da UE para por termo a meses de crise política e ajudar a melhorar os laços bilaterais.

O acordo prevê que os dois países reconheçam os respetivos documentos e símbolos nacionais, respeitem mutuamente a independência, autonomia e integridade territorial, o direito à autodeterminação, a proteção dos direitos humanos e a não discriminação.

Os dois dirigentes concordaram em aprofundar a cooperação futura nas áreas de economia, ciência e tecnologia, transporte e conectividade, justiça e aplicação da lei, saúde, desporto, proteção ambiental e pessoas desaparecidas.

A Sérvia e o Kosovo pretendem aderir à UE, que lhes disse que têm primeiro de resolver as suas diferenças.

O acordo expressa claramente que os dois países não vão criar dificuldades um ao outro para fazer parte do bloco.

O alto representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, disse ser "necessário mais trabalho" e que os dois líderes se encontrarão novamente no próximo mês.

As tensões aumentaram entre a Sérvia e a sua ex-província depois do Kosovo se ter separado unilateralmente em 2008.

A declaração de independência foi reconhecida por muitos países ocidentais, mas contestada pela Sérvia, com o apoio da Rússia e da China.

As negociações mediadas pela UE entre a Sérvia e o Kosovo tiveram pouco progresso nos últimos anos.

Recentemente, as tensões bilaterais ressurgiram à volta de questões aparentemente triviais, como formatos de placas de veículos ou a prisão de um polícia de etnia sérvia, provocando uma nova preocupação entre os líderes ocidentais de que um novo conflito nos Balcãs possa rebentar no momento em que a guerra da Rússia na Ucrânia entra no segundo ano.

A UE medeia as negociações entre a Sérvia e o Kosovo desde 2011, mas poucos dos 33 acordos assinados foram postos em prática.

Bruxelas e os EUA têm pressionado por um progresso mais rápido desde que a Rússia lançou em 24 de fevereiro de 2022 a invasão em grande escala da Ucrânia.

Nos últimos meses, enviados dos EUA e da UE visitaram Pristina e Belgrado regularmente para incentivar a aceitação das novas propostas, e os dois líderes reuniram-se com altos representantes da UE à margem da conferência de segurança realizada no iníquo do mês na cidade alemã de Munique.

Leia Também: UE aponta "avanços" na normalização das relações entre Sérvia e Kosovo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório