Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Rússia acusa EUA de destruírem "estabilidade internacional"

O presidente da Duma acusou o país de "rejeitar as propostas" da Rússia sobre "questões de segurança global".

Rússia acusa EUA de destruírem "estabilidade internacional"

O presidente da Duma (câmara baixa do parlamento russo), Vyacheslav Volodin, acusou, esta quarta-feira, os Estados Unidos da América (EUA) de terem destruído a “estabilidade internacional” ao “rejeitar as propostas sobre questões de segurança global” da Rússia. 

“Ao deixar de cumprir as suas obrigações e ao rejeitar as propostas do nosso país sobre questões de segurança global, os Estados Unidos destruíram a arquitetura da estabilidade internacional”, afirmou Volodin na plataforma Telegram.

“Eles mergulharam o mundo num estado de conflitos e desafios”, acrescentou.

Segundo o responsável, a Duma irá analisar hoje o projeto de lei do presidente russo, Vladimir Putin, sobre a suspensão da participação no tratado New START, o último pacto de controlo de armas nucleares com os EUA.

O tratado em causa, assinado em 2010 pelo então presidente dos EUA, Barack Obama, e pelo presidente russo, Dmitry Medvedev, limita cada país a não mais de 1.550 ogivas nucleares colocadas e 700 mísseis e bombardeios colocados e prevê ainda a realização de inspeções para verificar o cumprimento.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de sete mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Guterres exorta EUA e Rússia a retomarem acordo sobre armas nucleares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório