Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Síria pede apoio após sismo. Mecanismo de Proteção Civil da UE ativado

A Síria ativou o Mecanismo de Proteção Civil do bloco europeu esta quarta-feira, dois dias após o terramoto de magnitude 7,8 na Turquia, anunciou o comissário europeu de Gestão de Crises, Janez Lenarcic.

Síria pede apoio após sismo. Mecanismo de Proteção Civil da UE ativado
Notícias ao Minuto

12:08 - 08/02/23 por Ema Gil Pires

Mundo Sismo

A Síria pediu apoio à União Europeia para fazer face às consequências do sismo que afetou o país, bem como o território turco. A informação foi avançada por um comissário europeu, aqui citado pela AFP.

Como explica também a Reuters, a Síria ativou o Mecanismo de Proteção Civil do bloco europeu esta quarta-feira, dois dias após este grande terramoto, anunciou o comissário europeu de Gestão de Crises, Janez Lenarcic.

"Hoje cedo, esta manhã, recebemos um pedido do governo da Síria para assistência através do Mecanismo de Proteção Civil", referiu Janez Lenarcic.

A mesma fonte disse ainda, a propósito deste tema, que os Estados-membros são encorajados a prestar a assistência que seja necessária para ajudar os países afetados por esta crise sísmica. 

De recordar que a Comissão Europeia estabeleceu este mecanismo em outubro de 2001. A ideia passa por garantir que quando uma emergência afeta as capacidades de resposta de um país do bloco europeu (ou até fora dele), o mesmo possa pedir assistência do âmbito deste programa.

Para além dos 27 Estados-membros da União Europeia, oito outros países participam neste programa. São eles Albânia, Bósnia-Herzegovina, Islândia, Montenegro, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia e Turquia.

De recordar que, na madrugada de segunda-feira, um abalo de magnitude 7,8 teve epicentro a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, nas proximidades da fronteira com a Síria.

A esse sismo seguiram-se centenas de réplicas - destacando-se, inclusive, um abalo de magnitude 7,6. De momento, contabilizam-se já mais de 11.000 mortos em ambos os países.

Após ter conhecimento destes factos, a comunidade internacional uniu-se para demonstrar a sua solidariedade para com os países afetados, bem como para prestar apoio aos mesmos, ajudando-os a robustecer as equipas de resgate e prestando ajuda humanitária.

Leia Também: Papa apela à solidariedade com Turquia e Síria após terramotos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório