Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Alta Comissária da ONU exige a Israel vistos para funcionários na Palestina

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, exigiu hoje que Israel conceda vistos aos observadores das Nações Unidas nos territórios palestinianos, que diz serem negados há dois anos.

Alta Comissária da ONU exige a Israel vistos para funcionários na Palestina
Notícias ao Minuto

11:43 - 30/08/22 por Lusa

Mundo Michelle Bachelet

"Em 2020, os 15 funcionários do meu escritório na Palestina, que opera no país há 26 anos, tiveram como única escolha sair e os pedidos posteriores de renovação de vistos vêm sendo ignorados há dois anos", disse Bachelet, que quarta-feira termina o seu mandato de quatro anos como Alta Comissária.

A nota oficial lembra que Israel, como Estado membro da ONU, tem a obrigação de cooperar com os representantes das Nações Unidas e de garantir que eles possam desempenhar suas funções, o que inclui facilidade na concessão de vistos e diminuição de restrições de entrada e saída nas fronteiras.

"Durante estes dois anos, tentei encontrar uma solução para esta situação, mas Israel continua a recusar-se a cooperar", lamentou a ex-presidente chilena, que denunciou que o tratamento das autoridades israelitas ao pessoal da ONU "faz parte de uma tendência geral para bloquear o acesso aos territórios palestinianos ocupados".

"Isso levanta a questão do que as autoridades israelitas estão a tentar esconder", disse Bachelet.

A Alta Comissária garantiu que, apesar dos obstáculos, o seu escritório na Palestina continua a monitorizar possíveis violações de direitos humanos na região, tanto por Israel quanto pelo Estado da Palestina ou pelo Hamas na Faixa de Gaza.

Na declaração, recorda que no ano passado as forças israelitas mataram 320 palestinianos, um número dez vezes superior ao do ano anterior, e que pelo menos mais 111 foram mortos já em 2022.

Leia Também: Scholz "enojado" com comentários sobre o Holocausto de líder da Palestina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório