Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

UE mobiliza 4 milhões em ajuda para apoiar pessoas vulneráveis no Uganda

A Comissão Europeia anunciou hoje quatro milhões de euros em ajuda humanitária adicional para apoiar o Uganda face ao afluxo de novos refugiados da República Democrática do Congo e à insegurança alimentar na região de Karamoja.

UE mobiliza 4 milhões em ajuda para apoiar pessoas vulneráveis no Uganda
Notícias ao Minuto

11:38 - 12/08/22 por Lusa

Mundo Uganda

Em comunicado, o executivo comunitário dá conta de que a União Europeia (UE) "atribuiu mais quatro milhões de euros ao Uganda, para ajudar o país a enfrentar o afluxo de novos refugiados, vindos da República Democrática do Congo, e a enfrentar a insegurança alimentar na região de Karamoja, na fronteira com o Quénia".

Ao todo, a UE já mobilizou 34 milhões de euros para o Uganda este ano.

Esta ajuda humanitária adicional por parte da UE, hoje divulgada, visa apoiar os parceiros humanitários a fornecer assistência alimentar e nutricional, com apoio imediato para os mais vulneráveis.

Citado pela nota de imprensa, o comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, aponta que "a insegurança prevalecente no leste da República Democrática do Congo levou a um aumento do número de refugiados que chegam ao vizinho Uganda, que já está a acolher a maior população de refugiados em África".

"Este financiamento permitirá aos nossos parceiros humanitários dar resposta às necessidades de emergência mais urgentes, incluindo o apoio aos recém-deslocados. Além disso, foi atribuído financiamento ao Uganda para ajudar o país a enfrentar a situação de segurança alimentar em rápida deterioração na sua região de Karamoja, onde meio milhão de pessoas necessitam urgentemente de assistência alimentar", adianta Janez Lenarcic.

A insegurança na República Democrática do Congo tem levado a que um elevado número de pessoas procurem refúgio no vizinho Uganda, num total de mais de 57.000 pessoas que ali chegaram desde janeiro de 2022.

Atualmente, o Uganda já acolhe a maior população de refugiados em África, num total de 1,5 milhões, sendo também a terceira maior do mundo.

A região de Karamoja, no nordeste do Uganda, está ainda a enfrentar as consequências devastadoras da seca que afeta o Corno de África, numa altura em que se estima que mais de 500.000 pessoas necessitem urgentemente de assistência alimentar e em que cerca de 100.000 crianças e mulheres grávidas e lactantes estão gravemente subnutridas.

Leia Também: Pelo menos 10 mortos devido a chuvas torrenciais e inundações no Uganda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório