Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Explosão no porto de Beirute foi há dois anos. Como está a cidade?

A explosão causou mais de 200 mortos e 6.500 feridos, além de cerca de 300 mil desalojados.

Notícias ao Minuto

14:23 - 04/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Explosão em Beirute

Assinala-se, esta quinta-feira, o segundo aniversário da explosão do porto de Beirute, capital do Líbano. A 4 de agosto de 2020, deflagrou, pelas 18h locais [16h em Lisboa], um incêndio num depósito no porto, onde se encontravam armazenadas cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amónio. Minutos depois, uma explosão equivalente a um sismo de magnitude 3.3 na escala de Richter fazia-se sentir em toda a cidade. 

A explosão causou mais de 200 mortos e 6.500 feridos, além de cerca de 300 mil desalojados. Segundo revelaram, na altura, fontes policiais, a explosão “provocou uma cratera de 43 metros de profundidade”.

Dois anos após o incidente, os sinais da devastadora e mortífera explosão continuam presentes na cidade, como pode ver na galeria acima.

Uma secção de silos de cereais - com 50 anos e 48 metros de altura - que resistiu à explosão, desmoronou na semana passada, após um incêndio que durava há mais de uma semana, desencadeado por grãos ali armazenados, que fermentaram e inflamaram devido ao calor.

Na quarta-feira, um grupo de especialistas independentes da Organização das Nações Unidas (ONU) lamentou que a população libanesa ainda aguarde por justiça e pediu a realização de uma investigação internacional.

Leia Também: Dois anos após explosão de Beirute, peritos da ONU pedem investigação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório