Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de 200 toneladas de água contaminada transferidas por erro

Cerca de 203 toneladas de água altamente radioativa da acidentada central nuclear de Fukushima, no Japão, foram transferidas por erro para instalações que não estavam preparadas para a receber, segundo um comunicado da central.

Mais de 200 toneladas de água contaminada transferidas por erro
Notícias ao Minuto

09:44 - 14/04/14 por Lusa

Mundo Fukushima

As 203 toneladas de água contaminada foram extraídas por quatro bombas "que não deviam estar a funcionar" e enviadas para o porão central em vez de para os tanques especialmente preparados para este fim, disse o porta-voz da Tokyo Electric Power (TEPCO).

A empresa descartou o risco de contaminação da água que é transferida para fora das instalações da central de Fukushima Daiichi que também atinge o Oceano Pacífico, disse o porta-voz.

Este último incidente ocorre depois da TEPCO ter anunciado este sábado que o nível de radioatividade de um vazamento de água contaminada, em 2013, acabou por ser 3,5 vezes maior do que inicialmente estimado.

O principal desafio que os milhares de técnicos, que trabalham diariamente em Fukushima, têm é conseguir gerir a enorme quantidade de água contaminada que se acumula nos depósitos e porões dos reatores afetados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório