Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Ucrânia. General ucraniano diz que Rússia ainda quer capturar Kyiv

Um general ucraniano disse hoje que a Rússia ainda não abandonou as esperanças de capturar a capital ucraniana, Kyiv.

Ucrânia. General ucraniano diz que Rússia ainda quer capturar Kyiv
Notícias ao Minuto

23:08 - 11/05/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

O general de brigada Oleksiy Hromov adiantou no 'briefing' de hoje que os russos planeiam assumir o controlo das regiões sul de Mykolaiv e Odessa para construir um corredor terrestre para a região separatista da Transnístria, na Moldova, e também tentar invadir Kyiv.

Oleksiy Hromov indicou ainda que o Kremlin espera capturar mais territórios ucranianos e convocar uma votação simulada para torná-los parte da Rússia.

A entidade acrescentou que os planos russos vão ser fracassados pela resistência ucraniana.

As forças russas tentaram capturar a capital ucraniana nas primeiras semanas da invasão, mas recuaram após enfrentar os ucranianos, mudando o seu objetivo para o leste do país, onde os separatistas apoiados por Moscovo lutam contra os militares locais desde 2014.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Kyiv diz que 101 hospitais foram destruídos por bombardeamentos russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório