Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Desesperado, Putin pode agora usar armas nucleares, diz ex-membro da NATO

Sem outra hipótese, presidente russo pode "escalar o conflito".

Desesperado, Putin pode agora usar armas nucleares, diz ex-membro da NATO
Notícias ao Minuto

07:56 - 10/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra

James Everard, um antigo comandante da NATO na Europa, acredita que poderemos assistir, em breve, a um "escalar significativo" do conflito na Ucrânia, com Putin a ponderar recorrer ao uso de armas nucleares,

Segundo o especialista, o discurso, desta segunda-feira, de Vladimir Putin prova que este está ciente de que a invasão russa não está a correr como esperado, motivo pelo qual, ao contrário do que queria, não declarou a vitória no conflito. 

“Ele está numa posição horrível […] e não o vejo a conseguir alcançar os seus objetivos sem o escalar [do conflito]”, afirma o homem, citado pelo Mirror, considerando que embora “numa lógica humana” possa parecer louco, um possível ataque nuclear ainda é uma possibilidade.

"Onde Putin tem uma vantagem sobre o Ocidente é que ele tem uma gama de armas nucleares. Desde os pequenos destruidores até aos grandes destruidores de cidades. No Reino Unido, temos apenas os destruidores da cidade. Talvez para Putin, a escalada nuclear não seja tão grave como a vemos", afirma James Everard.

Esta visão vai de encontro às declarações de Joe Biden que esta segunda-feira disse que o líder russo "não encontra uma saída" para a guerra na Ucrânia, depois de não ter conseguido ocupar o país. O presidente dos Estados Unidos lembrou, porém, que Putin é um homem "calculista"

Leia Também: "Tenho medo que Putin se sinta sem alternativa e parta para o apocalipse"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório