Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: UE admite sanções a petróleo russo; Ucrânia era "só o início"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: UE admite sanções a petróleo russo; Ucrânia era "só o início"

Ao 58.º dia da invasão russa da Ucrânia, o Papa Francisco desistiu de viajar para Kyiv, alegando não querer colocar em risco o fim da guerra. "De que serviria o Papa ir a Kyiv se a guerra continuar no dia seguinte?", questionou ao jornal argentino La Nación.

Um dia após o autarca de Mariupol - cidade sitiada por tropas russas há várias semanas - ter acusado os russos de “esconderem os seus crimes militares”, retirando o corpos de civis da cidade e enterrando-os em Manhush, imagens de satélite apontam para a possível existência de mais de 200 valas comuns naquela localidade, onde, segundo a autarquia, estarão “até nove mil mortos”.

A denúncia assemelha-se aos alegados crimes cometidos contra civis em Bucha durante a ocupação russa, que a Organização das Nações Unidas (ONU) admitiu, esta quinta-feira, “podem constituir crimes de guerra” em alguns casos. 

Segundo a ONU, mais de 5,1 milhões de ucranianos fugiram do país desde a invasão da Rússia, mas a taxa diária está a diminuir. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

00h00 - Boa noite! Terminamos por agora a cobertura AO MINUTO da invasão russa na Ucrânia. Poderá voltar a acompanhar os acontecimentos na Ucrânia na manhã de sábado.

23h55 - Rússia transfere unidades de elite para leste do território ucraniano
 
A Rússia transferiu uma dúzia de unidades de elite do porto destruído de Mariupol para o leste da Ucrânia e atacou cidades em toda a região, anunciaram hoje as autoridades ucranianas.

23h36 - Comissão Europeia admite incluir petróleo russo em novo pacote de sanções
 
A Comissão Europeia (CE) está a pensar "muito" em incluir sanções às importações de petróleo da Rússia no próximo pacote de medidas contra o gigante eslavo, revelou hoje o vice-presidente e comissário do comércio dos 27, Valdis Dombrovskis.

23h35 - "Passividade de Guterres face a iminência da guerra foi inacreditável"
 
Franz Baumann, ex-secretário-geral Adjunto da ONU, disse hoje à Lusa que a "passividade de António Guterres perante a iminência da guerra na Ucrânia foi inacreditável", admitindo que o líder da organização seja indevidamente aconselhado.

23h33 - Kyiv acusa grupo francês de contornar sanções e vender material à Rússia
 
Um assessor da presidência ucraniana acusou hoje a empresa francesa Thales de contornar as sanções e vender à Rússia, em 2015, material usado atualmente para matar civis na Ucrânia, situação negada pelo grupo que fabrica equipamentos de defesa.

23h29 “Sanções, financiamentos e armas são componentes-chave da vitória da Ucrânia”

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, considerou esta sexta-feira que as “sanções, financiamentos e armas são as componentes-chave da vitória da Ucrânia”.

Na rede social Twitter, o governante afirmou que “salientou” as “componentes-chave” durante uma reunião que teve hoje com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, a quem agradeceu “o incrível apoio e disposição em ajudar”. “O mundo civilizado está unido à volta da Ucrânia e dos ucranianos. Nós ganharemos”, acrescentou.

Já Blinken referiu “o excelente encontro” que teve com o primeiro-ministro ucraniano para “discutir o que a Ucrânia mais precisa para se defender e reconstruir”. “A coragem da Ucrânia em defesa da liberdade e da democracia inspira todos nós”, disse ainda.

23h13 - Holanda vai suspender compras de gás, petróleo e carvão à Rússia
 
O governo holandês anunciou hoje que pretende suspender todas as compras de gás, petróleo e carvão à Rússia no final deste ano, por causa da guerra, e até lá trabalhar para encher instalações de armazenamento para o próximo inverno.

23h10 - Guterres em Moscovo? "É tarde, mas as iniciativas diplomáticas falharam"

Francisco Louçã considera que a visita do secretário-geral da ONU a Moscovo, agendada para a próxima terça-feira, dia 26 de abril, acontece "tarde", mas sublinha que "nenhum sistema de intermediação funcionou até agora".

23h05 - Corredor humanitário poderá ser aberto amanhã para retirar civis de Mariupol

A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, afirmou esta sexta-feira que “há uma possibilidade” de que um corredor humanitário possa ser aberto amanhã para retirar pessoas da cidade portuária de Mariupol, sitiada há várias semanas pelas tropas russas.

“Fiquem atentos aos anúncios oficiais amanhã de manhã. Se tudo correr bem, vou confirmar”, escreveu a governante na rede social Facebook. “Entendemos o quão é difícil para vocês. Depois de tantos corredores humanitários fracassados. Mas temos de tentar quantas vezes forem necessárias até que funcione”, acrescentou.

22h55 - Dois meses depois, embaixada da Espanha em Kyiv reabriu

A embaixada de Espanha reabriu esta sexta-feira, depois de cerca de dois meses encerrada devido à invasão russa da Ucrânia.

A reabertura aconteceu um dia após a visita do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchéz, à capital ucraniana. 

22h35 - Rússia quer controlar Transnístria? "Invasão da Ucrânia era só o início"

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez esta sexta-feira referência às declarações do general russo Rustam Minnekaiev, que davam conta que Moscovo pretende controlar o sul da Ucrânia para ter acesso a Transnístria, uma região separatista moldova.

22h13 - EUA convocam aliados para discussão sobre ajuda militar a Kyiv
 
Os Estados Unidos e pelo menos outros 20 países vão reunir-se, na terça-feira, na base militar norte-americana em Ramstein, na Alemanha, para discutir as necessidades de defesa atuais e de longo prazo da Ucrânia, adiantou hoje fonte do Pentágono.

22h00 - O pedido de Zelensky: "Criem o maior número de problemas aos ocupantes"

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu esta sexta-feira aos ucranianos que se encontram em territórios “temporariamente ocupados” pelas tropas russas para “tentarem criar o maior número possível de problemas aos ocupantes”.

21h22 - Ativista russo Vladimir Kara-Murza acusado de divulgar informação falsa
 
As autoridades russas abriram um processo-crime contra o destacado ativista da oposição Vladimir Kara-Murza Jr., a quem acusam de divulgar "informação falsa" sobre os militares da Federação Russa, disse hoje o seu advogado.

21h12 - Um morto e 27 desaparecidos após naufrágio do cruzador russo Moskva

Um marinheiro morreu e 27 desapareceram após o cruzador russo Moskva se afundar, na semana passada, no Mar Negro, na sequência de um ataque da Ucrânia com mísseis Neptuno. A informação é avançada pela agência de notícias estatal russa RIA, que cita o Ministério da Defesa do país.

"Durante a luta pelos danos do navio, um soldado foi morto, outros 27 membros da tripulação estão desaparecidos", refere uma nota do Ministério.

20h58 - Mariupol. Borrell insta Rússia a criar corredor humanitário com garantias

O Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Josep Borrell, instou hoje a Rússia a criar na cidade ucraniana cercada de Mariupol corredores humanitários com cessar-fogo garantido, para retirar a população que lá se encontra.

20h19 - Moldova convoca embaixador russo após declarações de general

A Moldova convocou hoje o embaixador da Rússia para protestar contra as declarações de um general russo afirmando que Moscovo pretende controlar o sul da Ucrânia para ter acesso a uma região separatista moldova.

20h01 - Massacre na Ucrânia? Putin "nega, ri e repete que é apenas uma encenação"

O presidente de França, Emmanuel Macron, falou, esta sexta-feira, sobre os alegados crimes cometidos por tropas russas contra civis na Ucrânia. Em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, no âmbito das eleições francesas, Macron frisou que “é difícil ser confrontado com a negação dos factos”.

20h00 - Candidatura da Suécia à NATO decidida até 24 de maio
 
Os social-democratas no poder na Suécia anunciaram hoje que tencionam tomar até 24 de maio uma decisão sobre uma eventual candidatura do país à Organização do Tratado do Atlântico-Norte (NATO).

19h52 - Mariupol. Embaixadora pede retirada imediata de civis e soldados feridos
 
Milhares de civis e cerca de 500 soldados feridos precisam de "retirada imediata" de Mariupol, cidade ucraniana destruída pelas forças russas, disse hoje à agência Lusa a embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets.

19h51 - França está a ajudar forças ucranianas com armas e mísseis antitanque
 
A França, que até agora se tinha mostrado relutante em fornecer determinados equipamentos militares à Ucrânia, está a enviar para o país invadido pela Rússia canhões e mísseis antitanque, divulgou hoje o Presidente francês Emmanuel Macron.

19h19 - Comunistas russos celebram Lenine e manifestam apoio à invasão da Ucrânia
 
Os comunistas russos manifestarem hoje o seu apoio à ofensiva desencadeada por Vladimir Putin na Ucrânia, que consideram um confronto entre Moscovo e Washington, no decurso de uma cerimónia que assinalou o dia do nascimento de Lenine.

19h15 - Mario Draghi pondera visitar Kyiv “num futuro próximo”

O primeiro-ministro de Itália, Mario Draghi, está a ponderar encontrar-se com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Kyiv “num futuro próximo”. A notícia é avançada pela agência estatal italiana ANSA, que acrescenta que a visita poderá acontecer antes da viagem de Draghi aos Estados Unidos da América, em meados de maio.

18h39 - FMI vê como difícil que vários países europeus escapem a uma recessão
 
O Fundo Monetário Internacional (FMI) vê como difícil para várias economias europeias, a começar pela Alemanha, evitarem uma recessão na atual conjuntura, mesmo que seja "suave".

18h24 - Depois da Ucrânia, Moldova entrega formulário de adesão à UE

A República da Moldova entregou, esta sexta-feira, o formulário preenchido de adesão à União Europeia (UE). O documento foi entregue num encontro que contou com a presença da presidente do país, Maia Sandu, da primeira-ministra, Natalia Gravilita, do ministro dos Negócios Estrangeiros, Nicu Popescu, e do porta-voz do parlamento moldavo, Igor Grosu.

17h57 - Afinal, Guterres visita Moscovo e encontra-se com Putin na terça-feira

A ONU avançou inicialmente que o encontro iria decorrer na segunda-feira, dia 25, mas a informação foi posteriormente corrigida para terça-feira, dia 26.

17h51 - Esquerda europeia pede aposta na diplomacia para alcançar a paz
 
Vários líderes da esquerda europeia reunidos hoje em Madrid pediram à comunidade internacional para apostar na "diplomacia" para que se consiga a paz na Ucrânia, recusando que mais ajuda militar leve ao fim da guerra.

17h45 - Negociações entre Moscovo e Kyiv "estão a derrapar", diz Lavrov
 
As negociações entre a Rússia e a Ucrânia para encontrar uma solução para a guerra "estão a derrapar", não tendo até agora produzido qualquer progresso visível, declarou hoje o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov.

17h20 - 30 jogadores ucranianos acolhidos em mais de 10 clubes portugueses
 
Três dezenas de jogadores ucranianos já foram acolhidos em mais de 10 clubes nacionais, no âmbito da iniciativa 'Cada clube, uma família', da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), informou hoje o organismo.

17h16Guterres visita Moscovo na próxima semana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, irá visitar a capital russa, Moscovo, já na próxima semana. A informação foi avançada pelo serviço de imprensa da ONU, que acrescenta que Guterres irá reunir-se com o presidente russo, Vladimir Putin, na segunda-feira, dia 25.

16h41 - EUA. Europa "determinada" em encerrar importações de petróleo e gás russo

Os Estados Unidos da América (EUA) estão “confiantes” de que a Europa está “determinada” em encerrar as importações de petróleo e gás russo como forma de sancionar a Rússia pela invasão da Ucrânia. “Estou confiante de que a Europa está a receber a mensagem e que está determinada em encerrar esta última fonte de receita de exportação”, considerou Daleep Singh, assessor da Segurança Nacional para a Economia Internacional da Casa Branca, em entrevista à CNN International.

16h39 - Pelo menos 20 feridos em Mykolaiv nas últimas 48 horas

Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas em Mykolaiv nos últimos dois dias devido a ataques de tropas russas. A notícia foi avançada na rede social Telegram pela chefe do conselho regional, Hanna Zamazeeva, que acrescentou que “felizmente, não há crianças entre as vítimas”.

16h29 - Chefe do órgão de vigilância nuclear da ONU visitará Chernobyl

O chefe da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), órgão de vigilância nuclear da ONU, vai visitar Chernobyl nos próximos dias. Segundo um comunicado da AIEA, Rafael Mariano Grossi vai liderar uma missão para ajudar a "intensificar os esforços para prevenir o perigo de um acidente nuclear" durante o conflito. 

16h02 - "Várias longas conversações" decorreram hoje entre Rússia e Ucrânia

O negociador principal da Rússia adiantou, através de uma publicação no Telegram, que "várias longas conversações" decorreram, esta sexta-feira, com o chefe da delegação da Ucrânia, noticia a Sky News. Vladimir Medinsky não deu quaisquer pormenores acerca destas longas conversações, que se pensa terem sido estabelecidas numa tentativa de negociação de um cessar-fogo, numa altura em que se contabiliza já o 58.º dia de guerra na Ucrânia.

15h59 - Suposta namorada de Putin reaparece após relatos de que estaria escondida

Alina Kabaeva, apontada como namorada de Putin e alegada mãe de uma "família secreta" do líder russo, reapareceu após relatos de que estaria escondida na Suíça com os quatro filhos. . 

15h55 - Tropas russas dispararam contra autocarro que retirava civis de Popasna 

As tropas russas dispararam contra um autocarro que tinha 25 civis a bordo na cidade de Popasna, na região separatista de Lugansk. A informação é avançada pelo chefe da administração militar da região.

“Esta evacuação foi especial e extremamente perigosa. Vinte e dois passageiros estavam sentados. Havia um rapaz de 25 anos ferido nas costas e na perna, e uma idosa paralisada numa maca no chão”, escreveu Serhiy Haidai, na rede social Telegram, esta sexta-feira.

O responsável acrescentou que todos os passageiros já estão seguros.

15h36 - Mais de 50 mil pessoas ainda permanecem em Mariupol, diz deputado
 
Um deputado ucraniano revelou, em declarações à Sky News, que a queda da cidade sitiada de Mariupol não se trata de uma "questão de tempo", mas sim de uma "questão de recursos".  De acordo com Yaroslav Zhelezniak, as forças russas continuam a bloquear a saída de milhares de pessoas da cidade localizada no sul da Ucrânia. Na sua perspetiva, é também importante que os países ocidentais imponham ainda mais sanções contra o Kremlin.

15h31 - UE e EUA reiteram avisos à China sobre ajudas à Rússia
 
A União Europeia (UE) e os Estados Unidos reiteraram hoje avisos à China de que prejudicará as respetivas relações se ajudar a Rússia a contornar as sanções ocidentais por ter invadido a Ucrânia.

15h19 - Tropas russas vão voltar a atacar Kyiv, diz autarca

O presidente da câmara de Kyiv, Vitali Klitschko, disse, numa entrevista ao Financial Times, que as tropas russas vão voltar a atacar a cidade pelo “simbolismo” que teria controlá-la. “Putin gosta de símbolos… desde o início que Kyiv tem sido o símbolo de uma Ucrânia independente“, afirmou o autarca, destacando que tal acontecerá se Putin tiver sucesso nas operações em curso no leste da Ucrânia.

15h11 - Boris reconhece que Rússia pode vencer guerra: "Possibilidade realista"

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu, esta sexta-feira, que uma vitória militar russa na Ucrânia é uma “possibilidade realista”

15h10 - Para recordar:

15h00 - Boa tarde! Retomamos o acompanhamento AO MINUTO da invasão russa da Ucrânia. Pode recordar o registo anterior neste link.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório