Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Boris reconhece que Rússia pode vencer guerra: "Possibilidade realista"

"Putin tem um exército enorme", destacou.

Boris reconhece que Rússia pode vencer guerra: "Possibilidade realista"

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu, esta sexta-feira, que uma vitória militar russa na Ucrânia é uma “possibilidade realista”.

A declaração surgiu numa conferência de imprensa em Nova Deli, após um encontro com o homólogo indiano, Narendra Modi, depois de ser questionado sobre a possibilidade de a Rússia vencer a guerra.

“Essa é uma possibilidade realista”, reconheceu.

“Putin tem um exército enorme. [Mas] tem uma posição política muito difícil porque cometeu um erro catastrófico”, acrescentou. “A única opção que ele tem agora é continuar a tentar usar a sua abordagem terrível e esmagadora - liderada pela artilharia - tentando esmagar os ucranianos. E ele está muito perto de garantir uma ponte terrestre em Mariupol”, continuou, admitindo depois que, nesta fase, a situação é “imprevisível”.

Contudo, Boris Johnson destacou que também temos visto o “incrível heroísmo” dos ucranianos e a “sua vontade de lutar”, destacando que esse espírito não poderá ser conquistado pelas tropas russas.

“Acho que não importa a superioridade militar que Vladimir Putin possa exercer nos próximos meses – e eu concordo que pode ser um longo período -  ele não será capaz de conquistar o espírito do povo ucraniano”, disse.

Johnson entende que é necessário “continuar a intensificar” as sanções económicas contra a Rússia e disse que o Reino Unido enviará mais artilharia às forças ucranianas.

Leia Também: AO MINUTO: Papa não vai a Kyiv; ONU fala em "horror de violações"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório