Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

EUA. Europa "determinada" em encerrar importações de petróleo e gás russo

O assessor da Segurança Nacional para a Economia Internacional da Casa Branca sublinha a importância de UE tomar uma decisão “o mais rápido possível”.

EUA. Europa "determinada" em encerrar importações de petróleo e gás russo
Notícias ao Minuto

16:33 - 22/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Os Estados Unidos da América (EUA) estão “confiantes” de que a Europa está “determinada” em encerrar as importações de petróleo e gás russo como forma de sancionar a Rússia pela invasão da Ucrânia. 

“Estou confiante de que a Europa está a receber a mensagem e que está determinada em encerrar esta última fonte de receita de exportação”, considerou Daleep Singh, assessor da Segurança Nacional para a Economia Internacional da Casa Branca, em entrevista à CNN International.

O quinto pacote de sanções da União Europeia (UE) à Rússia já incluiu um embargo à importação de carvão russo, mas são sobretudo as receitas de exportações de gás e petróleo russo que mais ajudam Moscovo a financiar a sua máquina de guerra.

Atualmente está em discussão um sexto pacote de sanções à Rússia, contudo os possíveis embargos às importações de petróleo e gás russos dividem os 27 Estados-membros, dada a forte dependência energética de alguns países.

O conselheiro norte-americano sublinha a importância de UE tomar uma decisão “o mais rápido possível”, mas alerta que terá de ser feita de “maneira inteligente”.

Ao 58.º dia, a ofensiva militar russa na Ucrânia já matou quase dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. Há ainda mais de cinco milhões de refugiados.

Leia Também: AO MINUTO: Rússia vencedora? "Realista"; Russos vão voltar a Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório