Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

França está a ajudar forças ucranianas com armas e mísseis antitanque

A França, que até agora se tinha mostrado relutante em fornecer determinados equipamentos militares à Ucrânia, está a enviar para o país invadido pela Rússia canhões e mísseis antitanque, divulgou hoje o Presidente francês Emmanuel Macron.

França está a ajudar forças ucranianas com armas e mísseis antitanque
Notícias ao Minuto

19:20 - 22/04/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

O chefe de Estado francês avançou com os detalhes do fornecimento militar a Kyiv durante uma entrevista ao jornal Ouest France.

Questionado sobre se os europeus deveriam ajudar a Ucrânia com armamento pesado, Macron referiu que não pretende interferir com a política de cada um, mas ao mesmo tempo sublinhou que existe muita coordenação e que discutiu a matéria, esta semana, com o chanceler alemão Olaf Scholz.

Macron realçou que a França já está a entregar "equipamentos importantes", especificando o fornecimento de canhões autopropulsados Caesar e os mísseis antitanque Milan, entre outro tipo de armamento, embora não tenha adiantado números ou outros detalhes.

"Acho que temos que continuar este caminho. Sempre com a linha vermelha de não nos convertermos em beligerantes", acrescentou.

O sistema Caesar consiste num veículo todo-o-terreno, equipado com um canhão de 155 milímetros capaz de atingir um alvo a 40 quilómetros de distância.

A França utilizou este equipamento em operações no Afeganistão, Iraque e Sahel e exportou-o para sete países.

Segundo fontes francesas citadas pelo Ouest France, uma dezena destes sistemas do seu Exército vão ser enviados para a Ucrânia, o que permitirá acelerar a modernização da artilharia daquele país.

Já quanto aos mísseis antitanque de Milan, desenvolvidos pela indústria militar francesa e alemã, o Le Monde tinha noticiado em 09 de março que a França tinha cedido "várias dúzias", entre 28 de fevereiro e 03 de março.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU -- a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Eleições. Macron 'fecha' campanha apelando à reconciliação dos franceses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório