Ruben Amorim acredita estar na posse de um "Nuno Mendes 2.0". Esta é, pelo menos, a maneira como o jornal britânico The Sun se refere, este sábado, a Patrick Dorgu, que tem vindo a encantar o português pela maneira como tem vindo a apresentar-se, durante a pré-temporada.
A publicação cita uma fonte próxima do balneário do Manchester United, que assegura que o treinador de 40 anos de idade "adora" o jogador de apenas 20 anos, ao ponto de ter plena confiança de que, sob as suas instruções, tem potencial para protagonizar uma 'explosão' semelhante à que o português protagonizou, ao serviço do Sporting.
O internacional dinamarquês, recorde-se, chegou a Old Trafford no final do passado mercado de transferências de inverno, proveniente do Lecce, a troco de uma verba na ordem dos 30 milhões de euros. Na segunda metade da passada época, ainda foi utilizado num total de 20 jogos oficiais, mas sem ser capaz de 'encher o olho'.
Agora, tudo indica, a história pode ser diferente. O lateral-esquerdo deu nas vistas, particularmente, durante o estágio realizado nos Estados Unidos da América. O ponto mais alto foi atingido no passado dia 31 de julho, quando contribuiu com um golo e uma assistência para a categórica vitória alcançada sobre o Bournemouth, por 4-1.
O início dos jogos 'a doer' está agendado para as 16h30 (hora de Portugal Continental) do próximo dia 17 de agosto, e logo com o embate 'cabeça de cartaz' da jornada inaugural da Premier League, perante o Arsenal, em Old Trafford. A jovem promessa acredita que pode deixar a sua marca, mas, primeiro, tem de deixar para trás a concorrência de Luke Shaw.
Dupla Ruben Amorim-Nuno Mendes 'arrasou'
Nuno Mendes, recorde-se, foi lançado, precisamente, por Ruben Amorim na equipa principal do Sporting, a 12 de junho do 'longínquo' ano de 2020, quando o Sporting recebeu e bateu o Paços de Ferreira, por 1-0, em jogo a contar para a 26.ª jornada da I Liga, no qual entrou para o lugar de Marcos Acuña, à passagem dos 72 minutos.
Uma aposta certeira, visto que, daí em diante, o agora internacional português não mais 'desengatou', tendo realizado um total de 47 partidas oficiais, ao cabo das quais somou oito golos e 17 assistências, e chamando a atenção do Paris Saint-Germain, que o levou, no verão de 2021, a título de empréstimo, a troco de sete milhões de euros. Um ano depois, pagou os 38 milhões de euros que constavam na cláusula de opção de compra, adquirindo-o, desta maneira, em definitivo.
Daí em diante, foi sempre a subir. Tão a subir que, ainda esta semana, o lateral-esquerdo ficou a saber que o seu nome constava entre os 30 nomeados para a edição de 2025 da Bola de Ouro, na sequência de uma temporada 'de sonho', na qual conquistou Ligue 1, Taça de França, Supertaça de França e Liga dos Campeões ao serviço do PSG, e a Liga das Nações, com a camisola da principal seleção nacional.
Leia Também: Polémica no Manchester United. Decisão de Amorim deixa Shaw "furioso"