André Franco está prestes a deixar o FC Porto para rumar, a título de empréstimo, ao Chicago Fire, da liga norte-americana de futebol (MLS), avançou, esta sexta-feira, o jornal A BOLA.
O médio português, de 27 anos, não entra nas contas do técnico Francesco Farioli para 2025/26 e, por isso, aceitou dar um novo rumo à sua carreira, fora dos principais holofotes do futebol europeu.
Formado no rival Sporting, André Franco chegou ao FC Porto no verão de 2023, após uma época de sucesso com o Estoril Praia, onde apontou onze golos e quatro assistências. De dragão ao peito, o camisola 20 teve dificuldades para se impor no onze, quer fosse Sérgio Conceição, Vítor Bruno ou Martín Anselmi no comando técnico.
Na nova equipa, o jogador irá encontrar o técnico Filipe Çelikkaya, ex-Sporting B. Este assume agora funções de técnico-adjunto do nono classificado da Conferência Este, liderada pelo Philadelphia Union.
A Liga norte-americana de futebol (MLS) conta com grandes figuras do futebol mundial. Nota de destaque para o trio Lionel Messi, Rodrigo de Paul e Luís Suarez, do Inter Miami. Recentemente, Thomas Muller foi anunciado no Vancouver Whitecaps e Heung-min Son rumou ao Los Angeles por 22 milhões de euros, após uma década nos ingleses do Tottenham.
Villas-Boas com 'problemas' por resolver
Até ao fecho do mercado de transferências, a SAD do FC Porto, presidida por André Villas-Boas, pretende resolver casos excedentários no plantel. Além de André Franco, o médio Romário Baró e o defesa-central Fábio Cardoso têm o futuro indefinido.
Na época passada, ambos os jogadores passaram por um empréstimo, mas quer Basileia (Suíça), quer Al-Ain (Emirados Árabes Unidos) optaram por devolver os atletas ao Dragão. Outro dos casos 'bicudos' no plantel é a situação de Ivan Jaime, que rejeitou, recentemente, uma oferta do Brest.
Inscrito na Liga, embora não apareça na lista de eleitos para a competição no site da Liga Portugal, o médio espanhol, de 24 anos, está disposto a esperar até ao último dia do mercado no sentido de aparecer uma equipa de acordo com as suas pretensões. Na época passada, Ivan Jaime foi cedido ao Valencia, com apenas dez jogos realizados.
Leia Também: EM DIRETO: Casa Pia-Sporting abre época 2025/26 da I Liga
Leia Também: FC Porto treina pela primeira vez no Olival após a morte de Jorge Costa
Leia Também: Ruben Amorim provoca 'efeito dominó' que pode levar Samu do FC Porto