A equipa principal do FC Porto regressou, ao final da manhã desta sexta-feira, aos treinos no complexo do Olival, com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos de preparação tendo em vista a receção ao Vitória SC, a contar para a jornada inaugural da I Liga.
Uma sessão na qual o treinador, o italiano Francesco Farioli, voltou a não poder contar com Francisco Moura, jogador que continua a recuperar de uma lesão no ligamento colateral interno do joelho esquerdo, e que, informa o emblema azul e branco, permanece "em regime de tratamento e trabalho de ginásio".
O lateral-esquerdo de 25 anos de idade continua entregue aos cuidados do departamento clínico, pelo que será, à partida, baixa na lista de convocados para o encontro que está agendado para as 20h45 (hora de Portugal Continental) da próxima segunda-feira, no Estádio do Dragão.
A primeira sessão no pós-Jorge Costa
O plantel do FC Porto, recorde-se, já não treinava no relvado desde a passada terça-feira, numa sessão que foi prosseguida por uma entrevista do diretor de futebol, Jorge Costa, à Sport TV, após a qual o próprio se sentiu mal e recolheu ao gabinete.
O antigo internacional português ainda foi assistido no local, com recurso a um desfibrilhador, mas acabou por ser transportado de urgência para o Hospital de São João, na Cidade Invicta, onde entrou em paragem cardiorrespiratória em morreu.
Na quarta-feira, dia reservado para o velório (que juntou milhares de pessoas, no Estádio do Dragão), o grupo de trabalho azul e branco ainda realizou uma sessão ligeira de ginásio, ao passo que, na quinta-feira, o dia ficou reservado para o funeral do 'bicho'.
Antigos e atuais jogadores, família, amigos e adeptos em geral fizeram questão de deslocar-se à Igreja Paroquial do Cristo Rei, para prestar a derradeira homenagem ao 'eterno capitão' do FC Porto. Daí, o corpo seguiu para a 'última morada', o cemitério de Agramonte, onde foi sepultado.
Lotação esgotada
Um duelo entre FC Porto e Vitória SC tem sempre potencial para atrair multidões, dada a rivalidade história entre ambos os clubes, mas o súbito falecimento fez com que o jogo que marca a entrada em cena de ambos os clubes na edição de 2025/26 da I Liga ganhasse outro significado.
A partida estava, originalmente, agendada já para sábado, mas, dada a comoção que a (inesperada) morte de Jorge Costa provocou no universo azul e branco, a Liga Portugal aceitou o pedido para que a mesma fosse adiada para segunda-feira.
Jornada começa hoje e só acaba em setembro
O 'tiro de partida' para a nova campanha da I Liga será dado já esta sexta-feira, no Estádio Municipal de Rio Maior, com um embate que irá colocar, frente a frente, o Casa Pia e o bicampeão nacional em título, o Sporting, a partir das 20h15.
No entanto, a primeira jornada só irá terminar em setembro, com o Benfica-Rio Ave, jogo que foi, também ele, adiado, com o intuito de facilitar a prestação dos encarnados na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, diante do Nice.
Leia Também: "Morte de Jorge Costa pode ser usada pelo FC Porto como força acrescida"