O Sporting B entrou, ao início da tarde deste sábado, com o 'pé direito' na nova temporada da II Liga, graças ao triunfo (no mínimo, dramático) conquistado na deslocação ao Estádio Manuel Marques, sobre o Torreense, por 0-1.
Num duelo marcado pelo vento intenso que se fez sentir, em Torres Vedras, a primeira oportunidade digna desse nome surgiu à passagem dos 18 minutos, quando um contra-ataque conduzido por Rafael Nel culminou num remate perigoso de Manuel Mendonçal, que Stopira travou, em cima da linha.
Um lance que teve o condão de 'despertar' a formação orientada por Vítor Martins, que aumentou a pressão e, ainda antes do apito para o intervalo, obrigou o guarda-redes adversário, Diego Callai, a aplicar-se para defrontar um remate da autoria de Manuel Pozo.
Os homens da casa deram continuidade ao ascendente ofensivo, no desenrolar do segundo tempo, e dispôs de novas oportunidades para desfazer o impasse, mas quem fez a festa foi mesmo a equipa visitante, graças a um golo de Flávio Gonçalves, aos 89 minutos, menos de 20 depois de ter entrado para o lugar de Manuel Mendonça.
Com este resultado, naquele que foi o primeiro jogo desde o regresso aos campeonatos profissionais (o último havia sido na 'longínqua' época de 2017/18, com uma equipa que contava com nomes como João Palhinha ou Rafael Leão), o Sporting B soma os três primeiros pontos da época e 'cola-se' ao Vizela no topo da tabela. Já o Torreense, ainda não pontou.
Vizela foi o primeiro a fazer a festa
Este foi apenas o segundo jogo da nova temporada do segundo escalão do futebol nacional. O primeiro ocorreu horas antes, no Estádio Capital do Móvel, de onde o Vizela foi capaz de 'resgatar' um triunfo sobre o Paços de Ferreira, por 1-2.
Os castores até foram os primeiros a marcar, por intermédio de Costinha, aos 25 minutos, mas dois golos 'de rajada', da autoria de Angel Bastunov e Thio, logo no arranque do segundo tempo, motivaram uma 'cambalhota' no marcador.
Uma partida que ficou, de resto, marcada pela expulsão de João Pinto. O avançado de apenas 22 anos de idade entrou, aos 80 minutos, para o lugar de Ivan Pavlic, mas viu o cartão vermelho direto... cinco minutos depois, após derrubar um adversário que seguia isolado rumo à baliza.
Significa isto que, neste momento, o Vizela na 'companhia' do Sporting, com três pontos cada. Quanto ao Torreense e ao Paços de Ferreira, moram no polo posto, com a contagem ainda a 'zeros'.
O que se segue na jornada?
Portimonense e Penafiel ainda vão medir forças, este sábado, pelas 18h00 (hora de Portugal Continental). Já no domingo, irão disputar-se o Desportivo de Chaves-Benfica (às 11h00), o Marítimo-Lusitânia de Lourosa (às 14h00), o Leixões-Felgueiras (às 15h30), o União de Leiria-Académico de Viseu e o FC Porto B-Feirense (ambos às 18h00).
O 'pano' irá cair sobre a ronda inaugural da competição apenas na segunda-feira, pelas 18h00, quando a Oliveirense receber o Farense, em 'casa' emprestada pelo Vizela, visto que o novo relvado do Estádio Carlos Osório ainda não está em condições para receber jogos.
Leia Também: Vizela abre II Liga com 'cambalhota' em Paços de Ferreira