Phillip Island é o destino que se segue no campeonato do mundo de MotoGP. Este fim de semana, recebe o GP da Austrália, em que Miguel Oliveira vai alinhar numa das suas últimas provas na categoria rainha.
Quando faltam disputar apenas quatro etapas, o português da Pramac Yamaha está em 21.º lugar na classificação com 32 pontos. Naquele que é o seu melhor momento do ano, soma cinco resultados consecutivos nos pontos - sendo que na jornada anterior, na Indonésia, também pontuou na corrida Sprint. Está a 19 pontos do terceiro piloto Yamaha na tabela, Álex Rins (19.º classificado).
Campeão estará ausente
Marc Márquez sagrou-se campeão do mundo de MotoGP pela sétima vez em setembro no GP do Japão. Uma lesão sofrida na Indonésia obrigou-o a ser operado recentemente, pelo que estará ausente na Austrália.
É uma contrariedade sem grande impacto na luta pelos títulos, uma vez que o espanhol já assegurou o de pilotos, enquanto a Ducati arrebatou os de equipas e de construtores.
Álex Márquez (Gresini/Ducati) tentará aproveitar a ausência do irmão para se bater pela segunda vitória do ano. O espanhol está em segundo do campeonato, podendo garantir a posição já este fim de semana caso some mais 24 pontos do que Francesco Bagnaia (Ducati).
Há, também, outros potenciais candidatos ao triunfo, como Marco Bezzecchi (Aprilia), Pedro Acosta (KTM), a dupla da VR46/Ducati - Fabio di Giannantonio e Franco Morbidelli - ou o vencedor do último GP: Fermín Aldeguer (Gresini/Ducati).
Participações especiais
No GP da Austrália, vão estar em pista dois pilotos que não são presença habitual. O piloto de testes da KTM, Pol Espargaró, regressa à ação em mais uma participação como 'wildcard' - a terceira do ano, depois de dois top nove nas tentativas anteriores.
Quanto a Michele Pirro, faz a sua primeira participação da época no MotoGP. O italiano foi o escolhido pela Ducati para substituir o lesionado Marc Márquez, sendo a sua primeira vez em pista na categoria rainha desde o GP Solidário de Barcelona em novembro do ano passado.
Horários do GP da Austrália
* Pela hora de Portugal Continental (menos uma hora nos Açores)
- Sexta-feira, 17 de outubro
- 00h45-01h30: Treino livre 1
- 05h00-06h00: Treino
- Sábado, 18 de outubro
- 00h10-00h40: Treino livre 2
- 00h50-01h05: Qualificação Q1
- 01h15-01h30: Qualificação Q2
- 05h00: Corrida Sprint (13 voltas)
- 23h40-23h50: Warm-up
- Domingo, 19 de outubro
- 04h00: Corrida (27 voltas)
Leia Também: Miguel Oliveira garante 11.º lugar no GP da Indonésia