Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Depois da Ucrânia, Moldova entrega formulário de adesão à UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros destacou o “dia histórico para a República da Moldova”.

Depois da Ucrânia, Moldova entrega formulário de adesão à UE
Notícias ao Minuto

18:24 - 22/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo União Europeia

A República da Moldova entregou, esta sexta-feira, o formulário preenchido de adesão à União Europeia (UE). O documento foi entregue num encontro que contou com a presença da presidente do país, Maia Sandu, da primeira-ministra, Natalia Gravilita, do ministro dos Negócios Estrangeiros, Nicu Popescu, e do porta-voz do parlamento moldavo, Igor Grosu.

Na rede social Twitter, o ministro dos Negócios Estrangeiros destacou o “dia histórico para a República da Moldova” e frisou que a entrega do documento aproxima o país “um pouco mais da integração na União Europeia”.

A entrega do questionário surge no mesmo dia em que o general russo Rustam Minnekayev afirmou que o domínio do sul da Ucrânia também ajudará os separatistas pró-russos da Transnístria, que controlam, desde 1992, este território moldavo que faz fronteira com a Ucrânia e onde a Rússia mantém uma guarnição militar.

Sublinhe-se que, na segunda-feira, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, entregou o mesmo documento num encontro com o embaixador da UE na Ucrânia, Matti Maasikas.

Leia Também: Controlo do sul dará entrada em região separatista na Moldova, diz Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório