Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Controlo do sul dará entrada em região separatista na Moldova, diz Rússia

Oficial russo diz que controlo do sul da Ucrânia dará à Rússia outra porta de entrada para Transnístria, uma região separatista na Moldávia (Moldova).

Controlo do sul dará entrada em região separatista na Moldova, diz Rússia
Notícias ao Minuto

10:45 - 22/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

A Rússia quer o controlo total de Donbass e do sul da Ucrânia como parte da segunda fase da operação militar especial, informa a agência de notícias Interfax, citando um oficial russo. 

Já a agência russa Taas, que cita o mesmo o oficial, indica que as forças russas entendem que o controlo total da região sul da Ucrânia lhes dará outra porta de entrada para a Transnístria, um território que se autodenomina República Moldava Pridnestroviana, na Moldova. 

"O controlo do sul da Ucrânia é também um corredor para a Transnístria, onde há também casos de opressão da população de língua russa", afirmou. 

A informação surge apenas algumas semanas depois de a Ucrânia referir que acreditava que as tropas russas se estavam a concentrar na região separatista da Moldova, realizando “provocações” ao longo da fronteira.

O Ministério dos Negócio Estrangeiros da Moldova disse que não havia “informações para confirmar" a mobilização de tropas, mas que estava a acompanhar de perto a situação.

A mesma fonte militar russa disse ainda que as tropas querem criar um corredor para a Crimeia, a península ucraniana anexada por Moscovo em 2014. 

Desde o início da invasão já morreram pelo menos dois mil civis, segundo dados da ONU, que tem alertado para a probabilidade de o número real ser muito maior. Além disso, a guerra já causou mais de 12 milhões de deslocados. 

[Notícia atualizada às 12h07]

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 200 valas comuns; Mariupol resiste, diz Zelensky

Recomendados para si

;
Campo obrigatório