Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

O pedido de Zelensky: "Criem o maior número de problemas aos ocupantes"

Pedido é dirigido aos ucranianos que se encontram em territórios ocupados pelas tropas russas.

O pedido de Zelensky: "Criem o maior número de problemas aos ocupantes"
Notícias ao Minuto

21:51 - 22/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu esta sexta-feira aos ucranianos que se encontram em territórios “temporariamente ocupados” pelas tropas russas para “tentarem criar o maior número possível de problemas aos ocupantes”.

O apelo foi feito através de uma mensagem divulgada nas redes sociais, onde Zelensky lembrou que “as Forças Armadas da Ucrânia exercem brilhantemente as suas tarefas”, desde os serviços de “informação, guarda nacional, forças de defesa territorial, polícia, aos guardas de fronteira”, estão “todos a trabalhar a 100% para a vitória”.

Mas alerta que os cidadãos civis “também devem trabalhar para ganhar”. “Se estiver no estrangeiro - apoie a Ucrânia. Se está envolvido em atividades económicas comuns - faça de tudo para que a Ucrânia seja mais beneficiada. Caso se encontre num território temporariamente ocupado - tente criar o maior número possível de problemas aos ocupantes”, frisou.

“As Forças Armadas da Ucrânia são a nossa fundação. Mas esta fundação deve sempre ser uma fortaleza da nossa unidade nacional”, acrescentou.

Ao 58.º dia, a ofensiva militar russa na Ucrânia já matou quase dois mil civis, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. Há ainda mais de cinco milhões de refugiados.

Leia Também: AO MINUTO: Draghi pondera visitar Kyiv; Guterres em Moscovo dia 26

Recomendados para si

;
Campo obrigatório