Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Iraque diz ter matado cinco terroristas em "operações de prevenção"

Cinco alegados membros do Estado Islâmico (EI) morreram e outros 49 foram detidos em "operações de prevenção" realizadas pelas forças de segurança iraquianas, no centro e no oeste do Iraque, durante os primeiros três meses do ano.

Iraque diz ter matado cinco terroristas em "operações de prevenção"
Notícias ao Minuto

07:01 - 19/03/22 por Lusa

Mundo Iraque

Segundo o porta-voz do serviço antiterrorista iraquiano, Sabah Noman, decorreram um total de 78 destas operações em Kirkuk, Salah Edin e Diyala, onde o EI está ativo desde 2014.

Estas operações de "busca de terroristas" permitiram que muitos "conseguissem ocultar as suas identidades e alterar os seus nomes", acrescentou, citado pela agência de notícias oficial do Iraque INA.

Na sequência das operações, "cinco terroristas morreram e outros 49 foram presos, incluindo líderes do EI", disse ainda.

O EI conquistou grandes áreas do Iraque em 2014, especialmente em áreas sunitas, e gradualmente perdeu o controlo desses territórios para as forças iraquianas, até que, no final de 2017, o governo de Bagdade declarou vitória sobre esta organização terrorista.

No entanto, células 'jihadistas' continuam ativas e realizam ataques em diferentes partes do país, principalmente contra as forças de segurança e militares.

De acordo com números anunciados pela ONU em fevereiro, o EI tem entre 6.000 e 10.000 combatentes no Iraque e na Síria e continua a lançar ataques em ritmo constante.

Leia Também: Ataque com quatro 'rockets' a base militar no Iraque não causou danos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório