Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Zimbabué arquiva caso contra jornalista acusado de incitar à violência

Um tribunal do Zimbabué retirou hoje as acusações contra o jornalista Hopewell Chin'ono, acusado de incitar à violência por apoiar, nas redes sociais, protestos contra o Governo, que tinham sido proibidos em julho.

Zimbabué arquiva caso contra jornalista acusado de incitar à violência
Notícias ao Minuto

16:33 - 06/12/21 por Lusa

Mundo Zimbabué

O jornalista, de 50 anos, já entrou várias vezes em conflito com a lei pelas denúncias públicas que faz frequentemente contra o Governo do Presidente Emmerson Mnangagwa, já foi preso três vezes e passou mais de dois meses atrás das grades, noticiou a agência France-Presse.

Apesar de este caso ter sido arquivado, Hopewell Chin'ono ainda está a ser processado por obstrução, depois de ter comentado na rede social Twitter uma decisão do tribunal antes de ter sido proferida.

Na declaração de hoje, o juiz Siyabona Musithu, do tribunal de Harare, afirmou que "a contradição evidente da acusação e os argumentos do Estado tornam a acusação nula e sem efeito".

No Twitter, o jornalista reagiu dizendo que a decisão do juiz era uma prova de que a sua prisão e o seu julgamento "foram forjados".

"Passei os últimos 15 meses em prisões e tribunais por coisas que não fiz", escreveu, denunciado também a "crueldade" do tratamento.

O Presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, tem sido acusado por tentar silenciar as opiniões dissidentes, nomeadamente através da acusação a jornalistas.

Leia Também: Angola fecha fronteiras com 7 países africanos a partir de 1 de dezembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório