Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

AO MINUTO: Vacinar crianças? Resposta amanhã; Putin testa spray nasal

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Vacinar crianças? Resposta amanhã; Putin testa spray nasal
Notícias ao Minuto

08:15 - 24/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O primeiro-ministro continua hoje a ouvir os partidos políticos no sentido de se decidir novas medidas de combate à pandemia. Ontem, António Costa reuniu-se com a Iniciativa Liberal, Chega, PEV, PAN, CDS-PP, PCP e BE, estando os restantes partidos com assento parlamentar agendados para hoje. Com o aumento do número de casos, Portugal segue a administrar a terceira dose da vacina, contando já com mais 800 mil pessoas vacinadas com a dose de reforço.

Há quatro dias consecutivos que Portugal regista mais de 10 vítimas mortais diárias, de acordo com dados do boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Outro aspeto que ressalta no nosso país é o número de pessoas internadas em enfermaria que sobe de forma consecutiva desde o dia 7 deste mês. Ainda de destacar que o nosso país registou esta quarta-feira o maior número de casos Covid desde 23 de julho: 3.773. 

Tem-se verificado um aumento de casos de contágio em toda a Europa, numa altura em que se assume uma nova vaga da pandemia. Governos de diversos países optaram por medidas restritivas severas, como é o caso da Áustria, que se encontra num quarto confinamento nacional, ou da Irlanda e Países Baixos, que vivem um confinamento parcial. Como consequência, os protestos são cada vez mais violentos em vários países, com destaque para Itália e Bélgica.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

00h02 - Terminamos por aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã desta quinta-feira.

00h00 - Sem atingir as metas, São Paulo deixa de exigir uso de máscara na rua

O uso de máscara na rua vai deixar de ser obrigatório no estado brasileiro de São Paulo a partir do dia 11 de dezembro, apesar de ainda não ter sido atingida a meta estipulada de redução de indicadores da pandemia. 

23h07 - Brasil soma quase 13 mil novos casos e 273 mortes nas últimas 24 horas

O Brasil registou, no último dia, 12.930 novos casos de Covid-19 e 273 mortes associadas à doença, anunciou a Reuters, de acordo com dados divulgados esta quarta-feira pelo Ministério da Saúde do país.

22h29 - Família morre com Covid-19 no espaço de uma semana

A pequena aldeia de Courcelles-sous-Châtenois, em França, está em choque. Na localidade, com apenas 80 habitantes, três membros da mesma família morreram de Covid-19. 

No espaço de uma semana, um idoso de 89 anos, a mulher de 82 e o filho de ambos, com 48 anos, contraíram uma forma grave da doença. A família, que comparou o coronavírus a uma pequena gripe, rejeitou ser vacinada e foi apanhada pela quinta vaga da pandemia.

22h16 - Bruxelas pede dose de reforço para adultos com mais de 40 anos 

A União de Europeia alertou esta quarta-feira para o aumento de casos Covid na Europa num apelo para a aceleração da vacinação para travar esta nova ondas. Bruxelas pede especificamente a imposição de restrições à circulação em países que não tenham pelo menos 80% da população vacinada. 

É ainda feito um apelo a que se dê doses de reforço a todos os que tenham mais de 40 anos. 

21h25 - Putin recebeu terceira dose e testou vacina nasal contra a Covid-19

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou esta quarta-feira que recebeu a dose de reforço da vacina Sputnik V e que participou nos testes de uma forma nasal da vacina russa contra a Covid-19.

Putin tomou a dose de reforço em forma de injeção, uma vez que os seus níveis de anticorpos tinham caído e, dias depois, recebeu o spray nasal.

21h15 - Órgão regulador do Brasil aprova dose de reforço de vacina da Pfizer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) brasileira aprovou hoje a inclusão da dose de reforço na bula da vacina da Pfizer contra a covid-19 em pessoas maiores de 18 anos, informaram fontes oficiais. 

De acordo com a determinação do órgão regulador, a administração do imunizante deve ser feita, no mínimo, seis meses após o utente ter completado o esquema vacinal contra a doença.

21h10 - Instituições portuguesas responderam bem à pandemia, diz comissão

As instituições portuguesas responderam de "forma cabal" às necessidades do país e dos portugueses a propósito da covid-19, concluiu a comissão parlamentar criada para acompanhar a aplicação de medidas contra a pandemia.

20h55 - Madeira com mais duas mortes e 103 novos casos

Uma nota emitida pela Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil indica que as vítimas mortais são uma mulher de 89 anos e um homem de 49, que morreram no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal. Com mais estas duas mortes a Madeira regista, até ao momento, 95 mortes associadas à doença.

20h32 - Dinamarca volta ao uso obrigatório de máscara em espaços fechados

Perante o aumento de casos Covid na Dinamarca, o governo planeia já tom ar medidas e uma delas é a reintrodução do uso obrigatório de máscaras em espaços fechados e aumentar a exigência de certificado digital de vacinação.

20h09 - Governo autoriza contratação dos profissionais para reforço da vacinação

O Governo vai autorizar a contratação de todos os profissionais que venham a ser necessários com o reforço da vacinação contra a Covid-19, avançou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Educação

19h43 - País Basco recorre a Supremo Tribunal para decidir sobre passaporte

O País Basco, comunidade autónoma espanhola, interpôs recurso para o Supremo Tribunal contra o despacho do Superior Tribunal de Justiça que lhe negou a aplicação do passaporte para o exercício de determinadas atividades, nomeadamente a ceder a estabelecimentos de diversão noturna ou restaurantes.

19h32 - Graça Freitas "muito satisfeita" se puder recomendar vacinação a crianças

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou hoje que ficará "muito satisfeita" se puder recomendar a vacinação contra a Covid-19 a partir dos 5 anos.

"Sou fortemente a favor da vacinação."

19h30 - Madeira estima receber em dezembro 7.500 doses para vacinar crianças

A Madeira estima receber, em dezembro, 7.500 doses da vacina contra a covid-19 para começar a administrar às crianças com idades entre 5 e 11 anos, anunciou hoje o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos.

19h28 - Incidência volta a disparar em Espanha. Há mais 8.527 casos de Covid-19

Espanha registou 8.527 novos casos de infeção e 38 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou esta quarta-feira o ministério da Saúde. Com estes dados, a incidência acumulada sobe quase 10 pontos e é de 149 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.

19h 27 - Cerca de um quarto dos inquiridos num estudo perdeu rendimentos

Cerca de um quarto dos participantes num estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) reportou perda de rendimentos devido à pandemia, um valor que atinge os 50% no caso dos participantes com rendimentos inferiores a 650 euros.

Cerca de um quarto dos participantes reporta perda de rendimentos.

19h21 - Passe "super verde" em Itália aperta cerco aos não-vacinados

Governo italiano aperta o cerco aos não-vacinados e o primeiro-ministro Mario Draghi afirmou que graças a este passe "super verde" o Natal poderá ser mais próximo do normal, pelo menos para os vacinados. Este super certificado entrará em vigor a partir de segunda-feira, dia 6 de dezembro, e prolongar-se-á até 15 de janeiro.

19h06 - Mais de 32 mil casos em França, que já deu 6 milhões de doses de reforço

A França registou, nas últimas 24 horas, 32.591 novos casos Covid-19, um aumento em relação a terça-feira, quando foram reportados 30.454 novos casos. Foi a primeira vez que o número de casos diários ultrapassou os 30.000 desde agosto. De acordo com os dados publicados esta quarta-feira pela Public Health France, foram ainda notificadas 80 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas.

18h18 - Itália regista 12.448 novos casos, o número mais alto desde maio

Ministério da Saúde italiano reportou esta quarta-feira 85 mortos e 12.448 novos casos de Covid-19 no último dia. É o número mais alto de casos diários desde o último mês de maio e o número de óbitos mais alto desde junho.

Em termos globais, Itália soma já 4.954.585 casos positivos e 133.415 vítimas mortais desde o início da pandemia.

18h13 - Surto em lar no concelho de Nisa com 37 infetados

Um surto de covid-19 num lar em Montalvão, no concelho de Nisa (Portalegre), já infetou 37 pessoas, entre utentes, funcionários e administração, disse hoje à agência Lusa a presidente da junta de freguesia.

18h07 - Kimmich não está vacinado e também contraiu Covid-19

Bayern Munique anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da tarde desta quarta-feira, que Joshua Kimmich é o mais recente elemento da equipa principal a ser diagnosticado com uma infeção pelo novo coronavírus

17h59 - Rio disponível para apoiar reforço de medidas no futuro

O presidente do PSD garantiu hoje que estará "sempre do lado da solução" e o partido "disponível para defender a saúde pública" caso seja preciso reforçar as medidas que o Governo vai adotar para combater a evolução da pandemia.

"A minha posição é sempre a mesma desde o primeiro dia: eu estou sempre do lado da solução, não estou do lado do problema."

17h55 - Novo centro de vacinação será na FIL e poderá receber 6 mil utentes/dia

Carlos Moedas anunciou, na passada segunda-feira, que Lisboa vai ter o maior centro de vacinação do país. Terá capacidade para "realizar até 9 mil inoculações". Esta terça-feira, nas redes sociais, a CML 'levantou um pouco mais o véu' sobre este equipamento.

"Abre a 1 de dezembro no Pavilhão 4 da FIL para reforçar a capacidade de vacinação contra a Covid-19 e/ou gripe."

17h53 - Apenas 52,6% dos portugueses usam sempre máscara em espaços fechados

A maioria dos portugueses (83%) continua a utilizar máscara em espaços fechados, mas apenas 52,6% diz usá-la sempre, revela o "Barómetro Covid-19: Opinião Social", segundo o qual somente 14% dos inquiridos reportou cumprir o distanciamento físico recomendado.

17h43 - Bruxelas vai atualizar orientações para livre circulação

O acentuado ressurgimento dos casos de covid-19 na União Europeia (UE) vai levar a Comissão Europeia a apresentar, na quinta-feira, orientações atualizadas sobre a livre circulação, propondo uma "abordagem baseada na pessoa", sem quarentenas para vacinados.

17h27 - Rio defende "proteção da população" sem voltar a restrições passadas

O líder do PSD, Rui Rio, defendeu hoje que é preciso fazer tudo para proteger a população da evolução da pandemia sem voltar a situações de confinamento ou fecho da economia, rejeitando "medidas mais pesadas" neste momento.

17h26 - Covid-19? "É importante estarmos preparados para medidas de reforço"

No final da reunião do PS com o primeiro-ministro, a propósito das eventuais novas medidas a tomar para combate à pandemia da Covid-19, José Luís Carneiro apontou a "importância de continuarmos a reforçar este esforço e compatibilizarmos este esforço com uma vontade nacional para cumprirmos metas e objetivos que são bastante ambiciosos" nesta fase de vacinação. 

17h23 - É oficial. Eslováquia decreta duas semanas de confinamento

AEslováquia vai mesmo avançar para um confinamento de duas semanas, tal como a vizinha Áustria, para tentar conter o aumento de casos de Covid-19, anunciou esta quarta-feira o ministro da Saúde.

A partir de sexta-feira, restaurantes e lojas não essenciais vão estar encerradas.

17h21 - Centros abertos em dezembro para vacinar maiores de 50 com Janssen

Os centros de vacinação vão estar abertos nos dias 5, 8, 12 e 19 dezembro para vacinar a população com mais de 50 anos a quem foi administrada a vacina da Janssen contra a covid-19, anunciou hoje o Governo

17h18 - Cerca de mil ucranianos protestam em Kiev contra vacinação e restrições

Cerca de mil ucranianos manifestaram-se hoje em Kiev em protesto pela vacinação contra a covid-19 e as restrições, num país com uma fraca taxa de imunização e que enfrenta a pior vaga de coronavírus. Os manifestantes, que bloquearam a circulação no centro da cidade, transportavam cartazes com as frases "Fim à falsa pandemia", "Não ao genocídio" ou ainda "Não às mentiras".

17h10 - Bélgica bate recorde de hospitalizações diárias

A Bélgica registou um número recorde de hospitalizações diárias por covid-19 este ano, com 353 novos internamentos na terça-feira, e a Eslovénia teme que o aumento de infetados impeça os seus hospitais de tratar eventuais vítimas de acidentes.

16h50 - Variante Delta reduz para 40% eficácia das vacinas contra transmissão 

A variante Delta, a mais contagiosa das variantes do coronavírus que causa a Covid-19 e dominante no mundo, reduziu para 40% a eficácia das vacinas contra a transmissão da infeção, alertou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS)

16h45 - Vacinação em crianças? Vacina será feita especialmente para esta população

Graça Freitas respondeu na mesma conferência a uma questão dos jornalistas sobre a eventual vacinação de crianças. "Amanhã a Agência Europeia do Medicamento (EMA) vai comunicar o seu parecer para crianças entre os 5 e os 11 anos. Esta vacina é uma vacina pediátrica, feita especialmente para esta população. A dosagem não é igual", salientou a diretora-geral da Saúde. 

16h40 - Objetivo? "2,5 milhões de pessoas vacinadas com 3.ª doses em janeiro"

Com a entrada de mais pessoas nos elegíveis para dose de reforço, o ministério da Saúde está a "rever o plano" de vacinação com vista a que todos "sejam integrados", destacou, em conferência de imprensa, António Lacerda Sales.

16h35 - "Falsa sensação de segurança" de vacinas motiva subida de casos na Europa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atribuiu hoje o aumento de contágios na Europa com o coronavírus que causa a Covid-19 à "falsa sensação de segurança" transmitida pelas vacinas.

"Muitos pensam que a pandemia acabou com as vacinas e que os vacinados não têm que tomar precauções."

16h20 - Casos crescem antes do Natal mas pressão é muito menor do que há um ano

A um mês do Natal, Portugal atravessa a quinta fase da pandemia de Covid-19, com um crescimento de infeções, mas a pressão sobre os serviços de saúde é muito menor do que no mesmo período de 2020. Veja os dados neste link.

16h15 - França conhece novas medidas sanitárias na quinta-feira

O governo francês divulgará na quinta-feira novas medidas sanitárias no âmbito da pandemia de Covid-19, após consultas com os grupos parlamentares, associações e municípios, excluindo desde já um novo confinamento ou um recolher obrigatório, foi hoje anunciado.

16h00 - As medidas propostas pelos peritos para travar a quinta vaga da pandemia

Com Portugal na quinta vaga da pandemia, o Governo deve aprovar na quinta-feira novas medidas, cerca de uma semana depois de o grupo de peritos ter proposto um plano para conter o aumento de infeções.
Do desfasamento de horários à circulação no espaço público, veja que medidas estão em cima da mesa neste link. 

15h30 - Portugal continental com 445 surtos ativos 

Portugal registava, na segunda-feira, 445 surtos ativos de covid-19 no continente, perto de metade na região de Lisboa e Vale do Tejo, revelam dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) avançados hoje à Lusa. A DGS ressalva que estes dados "contrastam drasticamente com o máximo de surtos ativos registado em fevereiro de 2021, quando chegaram a existir em Portugal continental 921 surtos ativos".

15h00 - OMS insiste na vacinação prioritária de grupos de risco

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está a "rever a informação" sobre vacinação de crianças e adolescentes contra a covid-19, mas insiste na imunização prioritária dos grupos de maior risco."Antes de considerar implementar a primeira dose em adolescentes e crianças, qualquer país deve ponderar priorizar a vacinação de grupos de risco, quer com uma primeira dose, quer com doses reforçadas" (frisa a OMS)14h57 - PS questiona sobre Graciosa, autoridades garantem "situação controlada"

Os deputados do PS/Açores questionaram hoje o Governo Regional sobre a situação epidemiológica na Graciosa face ao "considerável aumento de casos" de covid-19 na ilha, mas as autoridades garantem que a situação "está atualmente controlada".

14h50 - Incidência de infeções e índice de transmissibilidade aumentam

A taxa de incidência do vírus SARS-CoV-2 a nível nacional voltou a registar um aumento significativo, passando para 251,1 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) subiu para 1,20.

14h43 - Identificado mais um caso de Covid-19 no Bayern Munique

Choupo-Moting estava em quarentena após ter estado em contacto com uma pessoa infetada com o novo coronavírus, e, agora, testou positivo.

14h35 - Quem trabalha nas escolas deve ter prioridade na vacina, dizem diretores

Os diretores das escolas defenderam hoje que os profissionais de educação devem estar entre os grupos prioritários no processo de reforço da vacina contra a covid-19.

14h28 - Costa expressa gratidão à ciência. Só falará sobre medidas na 5.ª feira

O primeiro-ministro, António Costa, exprimiu hoje gratidão à ciência pela rapidez na descoberta de vacinas contra a covid-19, e voltou a remeter para quinta-feira declarações sobre novas medidas para combater a pandemia.

14h20 - Portugal com o maior número de casos desde 23 de julho

Hoje o país regista o maior número de mortes desde o dia 18 de agosto, dia em que se registaram, também, 17 óbitos, e o maior maior número de novos casos desde 23 de julho (3.794), há quatro meses. O boletim da DGS revela 3.773 novos casos e 17 óbitos, o que significam variações de 0,33% e 0,09%, respetivamente.

14h11 - Adaptação do ensino superior à pandemia foi "muito positiva"  

A adaptação do ensino superior ao regime online durante a pandemia de covid-19 foi "muito positiva" na perceção das instituições, segundo um estudo do Conselho Nacional de Educação (CNE) que sugere que as universidades não voltarão a ser iguais.

14h03 - Von der Leyen quer convencer europeus a vacinarem-se

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, disse hoje querer convencer as pessoas a vacinarem-se contra a covid-19, após um alerta do ECDC para um agravamento da situação na União Europeia (UE) em dezembro e janeiro.

13h55 - ECDC alerta para situação de "risco muito elevado" na UE em breve

A União Europeia (UE) estará em dezembro e janeiro numa situação de "risco muito elevado" da pandemia de covid-19 devido à baixa taxa de vacinação, alertou hoje o Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC).

13h45 - Vacinas fortalecem otimismo de Bruxelas na retoma da economia portuguesa

A Comissão Europeia continua confiante numa recuperação a bom ritmo da economia portuguesa, cujas finanças públicas foram muito afetadas pela pandemia, e uma das razões para o seu otimismo é a elevada taxa de vacinação contra a covid-19.

13h11 - Pandemia já matou pelo menos 5.165.289 pessoas em todo o mundo.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.165.289 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Press. Mais de 258.299.880 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo no mesmo período.

13h06 - Açores com 24 novos casos e 54 recuperações
 
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 24 novos casos de Covid-19, sendo 14 em São Miguel, seis em São Jorge, três na Terceira e um na Graciosa, e 54 recuperações, informa hoje a Autoridade de Saúde.

12h57 - Promulgado diploma que regula voto para eleitores confinados e em lares
 
O diploma que prolonga para o ano de 2022 o regime excecional e temporário para o voto dos eleitores que estejam em confinamento devido à pandemia de covid-19, e de eleitores em lares, foi hoje promulgado. O diploma foi aprovado por unanimidade no passado dia 12 e irá aplicar-se já nas eleições legislativas marcadas para 30 de janeiro.

12h35 - Índia regista taxa de recuperação mais alta desde março de 2020

O Ministério da Saúde da Índia revelou dados referentes às últimas 24 horas no país. Regista 9.283 casos de infeção nas últimas 24 horas, contando com uma taxa de recuperação de 98%.

12h25 - País ultrapassa os três mil casos, anunciou Marta Temido

Foi esta manhã anunciado, pela ministra da Saúde, que Portugal irá registar mais de 3 mil casos. "Temos uma pandemia que continua a crescer. Hoje são mais de 3.000 novos casos de infeção, como brevemente será conhecido, temos um programa de vacinação que temos que continuar a realizar e acompanhar e a efetivar, temos cuidados para recuperar", disse Marta Temido na Assembleia da República numa audição da Comissão Parlamentar de Saúde sobre o Centro Hospitalar de Setúbal.

"Portugal tem hoje mais de 3 mil novos casos de infeção como brevemente será conhecido"12h05 - Fenprof pede regresso da máscara nas escolas

O regresso do uso de máscara em todos os espaços da escola e considerar os professores como grupo prioritário no processo de vacinação são medidas que a Fenprof pede que o Governo aprove no conselho de Ministros de quinta-feira.

11h53 - Maioria dos internados nos Hospitais de Coimbra não estão vacinados

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) regista hoje 53 doentes com covid-19 internados em enfermaria e 10 na unidade de cuidados intensivos, a grande maioria por vacinar, disse à agência Lusa fonte hospitalar.

11h45 - Presidente da Comissão Europeia pede mais uma dose para todos os adultos

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu hoje aos países da União Europeia que vacinem com uma dose de reforço todos os adultos, dando prioridade a pessoas com mais de 40 anos. A diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), Andrea Ammon, pronunciou-se no mesmo sentido, recomendando uma dose adicional, tendo em conta o avanço do vírus em vários países da União Europeia.

11h40 - Mantêm-se medidas excecionais para recuperar consultas e cirurgias

Regimes adotados pelo Governo durante este ano, para recuperar a atividade do SNS atrasada devido à pandemia da Covid-19, vão manter-se no decorrer de 2022. 

11h37 - Venezuela regista 785 novos casos e nove mortes nas últimas 24 horas

As autoridades venezuelanas detetaram 785 novos casos de Covid-19 e nove mortes nas últimas 24 horas, de acordo com a Vice-presidente Delcy Rodríguez.

O país atinge assim um total 426.799 infeções e 5.097 mortes desde o início da pandemia.

11h25 - Bragança cancela parte das atividades previstas para dezembro

A Câmara de Bragança anunciou hoje que decidiu cancelar parte das atividades previstas para dezembro integradas nos programas da Terra Natal e da Bienal da Máscara, devido à evolução da pandemia de Covid-19.

11h15 - Maioria dos indivíduos no Reino Unido cumpriu requisitos de auto-isolamento após testar positivo 

O Office for National Statistics (ONS) - Instituto Nacional de Estatísticas Britânico  revela que 75% da população do Reino Unido cumpriu auto-isolamento, uma  percentagem significativamente menor do que a registada no início do ano (84% em abril de 2021 e 86% em maio de 2021).

10h57 - Superbactérias: A outra 'pandemia' que a Covid-19 veio acentuar

Um estudo conduzido pelo Hospital Mugda Medical College, no Bangladesh, citado pelo The Business Standard, mostra que foram administradas doses desnecessárias de antibióticos em doentes internados com Covid-19 em unidades de cuidados intensivos.

10h45 - Casos na Eslováquia aumentam e governo prepara confinamento

A Eslováquia regista hoje o maior aumento diário de novos casos de Covid-19, no dia em que o governo se vai reunir e, segundo a Reuters, é até provável que decrete confinamento nacional, devido ao facto do país apresentar o aumento de infeções mais rápido.

10h37 - Organização Mundial de Saúde alerta para mais meio milhão de mortes relacionadas com Covid-19 até à primavera em toda a Europa

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de meio milhão de mortes poderão ser registradas até o início de 2022 se não forem aplicadas medidas para conter a disseminação do vírus, avança The Sky News. 

“Se continuarmos assim, podemos alcançar mais de 500.000 mortes na primavera do próximo ano. (diretor executivo da OMS Europa, Robb Butler)

10h33 - EUA vão exigir vacinas para todos os que cruzem a fronteira em janeiro 

De acordo com o U.S. News & World Report, o presidente Joe Biden pretende exigir que não residentes que cruzem as fronteiras terrestres dos Estados Unidos da América (EUA) sejam totalmente vacinados a partir de 22 de janeiro.

10h25 - O Serviço Nacional de Saúde apela à vacinação: "Testar é fundamental"

Na rede social Twitter o Serviço Nacional de Saúde (SNS) relembra que "testar é fundamental" e "o teste não evita a doença #covid19, mas protege todos". Deixa ainda a mensagem de que "testar é fundamental para controlar a pandemia" e aconselha a que todos se protejam . 

10h15 - Cabo Verde diz que um mês sem óbitos demonstra eficácia da vacinação 

Cabo Verde está há um mês sem registo de qualquer óbito por covid-19, um dado considerado pelas autoridades de saúde como sendo uma "grande vitória" e que demonstra a eficácia da vacinação.

10h10 - Quem escolher vacinar-se em Nova Iorque, pode ganhar um... peru

Com a aproximação do dia de Ação de Graças nos EUA - celebra-se amanhã, dia 25 de novembro -, e que por sinal é uma das festas mais importantes no país, o centro de vacinação SOMOS Community Care, em Nova Iorque, decidiu oferecer perus a quem se decidir vacinar ali.

Veja a fotogaleria aqui.

10h00 - Vacinar menores de 12 anos? "Ainda não há evidência que justifique"

O presidente do Colégio da Especialidade de Pediatria considera que "ainda não há evidência (prova) que justifique" a vacinação contra a covid-19 de menores de 12 anos e que "não se modificou nada" que sustente essa opção.

09h47 - Casos na Coreia do Sul atingem recorde diário e pressão nos hospitais aumenta

Segundo a Reuters, o país relata um novo registro diário de 4.116 casos e combate o aumento de casos graves que ocupam os hospitais. O Korea Disease Control and Prevention Agency partilha o registo semanal de casos Covid-19 no país.

Notícias ao Minuto Registo semanal de casos Covid-19© Korea Disease Control and Prevention Agency

09h35 - Vacinação de crianças menores de 12 anos continua a dividir opiniões

A vacinação contra a covid-19 de crianças menores de 12 anos, sobre a qual a Agência Europeia de Medicamentos deverá pronunciar-se na quinta-feira, continua a dividir as opiniões médicas e científicas.

09h20 - O Ministério da Saúde espanhol apela à prevenção e vacinação no país

Carolina Darias, Ministra da Saúde de Espanha, faz discurso onde relembra a importância da prevenção e vacinação, onde menciona que se reduziram “consideravelmente” os internamentos em Espanha e a taxa de mortalidade. 

09h05 - BCE: "Recuperação continuará" apesar de mais uma vaga da pandemia 

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) Luis de Guindos disse, na quarta-feira, que a nova vaga da pandemia terá um impacto menor face às anteriores e está confiante que a economia europeia continuará a crescer. 

08h53 - Colômbia aprova terceira dose da vacina para maiores de 18 anos

Segundo o jornal colombiano El Espectador, o Comité Consultivo de Vacinas do Governo aprovou a dose da vacina de reforço à população entre os 18 e 49 anos. A ideia é que a 3.ª dose  seja administrada seis meses após a toma da 2.ª.

08h45 - Novas medidas para 'travar' pandemia? Restrições "assustam o mercado"

Um estudo da Fixando revela que as restrições "assustam o mercado e retraem os consumidores", numa altura em que o Governo se prepara para adotar novas medidas para 'travar' a propagação da Covid-19 em Portugal. Contudo, não está previsto um novo confinamento em Portugal. 

08h40 - Alemanha soma mais 66.884 casos e incidência bate novo recorde

Alemanha somou, nas últimas 24 horas, mais 66.884 casos. A incidência volta a bater um novo recorde e é agora de 404,5 casos por 100 mil habitantes, a sete dias.

08h35 - Covaxin é 50% eficaz contra infeção sintomática

Ainda assim, o nível de proteção fica aquém de vacinas como a da Pfizer (95%) e a da Moderna (94,5%). Apesar de ser bem menor do que a eficácia de vacinas, a Covaxin (BBV152) oferece uma taxa de eficácia de 50% contra a infeção sintomática, mostra um estudo divulgado na revista The Lancet.

08h30 - Presidente francês reúne conselheiros em plena quinta vaga

O Presidente francês, Emmanuel Macron, reúne hoje o Conselho de Defesa Sanitária, após o Governo ter declarado oficialmente a quinta vaga de covid-19, com mais de 30 mil casos detetados nas últimas 24 horas.

08h20 - PSD e PS reúnem-se hoje com primeiro-ministro sobre evolução da pandemia

O primeiro-ministro termina hoje a ronda aos partidos com assento parl>

Recomendados para si

;
Campo obrigatório