Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

É oficial. Eslováquia decreta duas semanas de confinamento

O país com o maior aumento de casos per capita do mundo vai fechar todo o comércio não essencial a partir de sexta-feira.

É oficial. Eslováquia decreta duas semanas de confinamento
Notícias ao Minuto

17:23 - 24/11/21 por Tomásia Sousa

Mundo Covid-19

A Eslováquia vai mesmo avançar para um confinamento de duas semanas, tal como a vizinha Áustria, para tentar conter o aumento de casos de Covid-19, anunciou esta quarta-feira o ministro da Saúde.

A partir de sexta-feira, restaurantes e lojas não essenciais vão estar encerradas.

A circulação de pessoas na rua estará limitada às deslocações de e para o trabalho, escola, compras essenciais ou por questões de saúde. Também estão permitidos passeios pela natureza, especificou o governo.

O confinamento abrange tanto a população vacinada, como os não-vacinados. 

As pessoas que não estejam vacinadas terão de fazer teste à Covid-19 para aceder aos locais de trabalho, a menos que tenham recuperado recentemente do vírus.

A decisão foi tomada esta tarde, no dia em que o país registou 10.315 casos de Covid-19. Com 5,5 milhões de habitantes, a Eslováquia tem o maior aumento de casos per capita do mundo, segundo dados disponíveis no Our World in Data, consultados pela Reuters.

O país tem a terceira menor taxa de vacinação da União Europeia, com apenas 45% da população inoculada. O número de pessoas hospitalizadas atingiu um "ponto crítico" de 3.200 e aproxima-se do pico de cerca de 3.800 registado na última vaga da pandemia. A maioria dos pacientes não foi vacinada.

Leia Também: Eslováquia pondera confinamento à medida que país bate recorde de casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório