Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Novas medidas para 'travar' pandemia? Restrições "assustam o mercado"

A Fixando releva que a incerteza associada às restrições, perante o atual aumento de casos, já se faz sentir na procura por serviços.

Novas medidas para 'travar' pandemia? Restrições "assustam o mercado"
Notícias ao Minuto

07:52 - 24/11/21 por Notícias ao Minuto

Economia medidas covid-19

Um estudo da Fixando revela que as restrições "assustam o mercado e retraem os consumidores", numa altura em que o Governo se prepara para adotar novas medidas para 'travar' a propagação da Covid-19 em Portugal. Contudo, não está previsto um novo confinamento em Portugal

"O mercado está assustado e os consumidores indecisos, depois do anúncio de aumento caso Covid, aumento de internamentos, diminuição da eficácia da vacina, e as medidas de restrição sugeridas pelos especialistas: teletrabalho, uso de máscaras na rua, diminuição de pessoas em espaço fechados", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A Fixando releva ainda que a incerteza relativamente às restrições já está a ter impacto nos serviços: verificou-se uma quebra na procura na ordem dos 24% na última sexta-feira face à anterior. Além disso, verificou-se ainda uma quebra no envio de propostas por parte dos especialistas na ordem dos 27%.

"Estes números refletem uma tendência que já verificada noutros momentos de incerteza pandémica: os portugueses adiam as suas necessidades e projetos parta perceber melhor o futuro, o que acaba por resultar numa concentração posterior de procura, que leva a uma subida de preços e a uma falta de capacidade de resposta por parte dos especialistas", refere Alice Nunes, diretora de novos negócios da Fixando, citada no mesmo comunicado.  

O Presidente da República reforçou, na terça-feira, que vai aguardar pelo Conselho de Ministros de quinta-feira para se pronunciar sobre eventuais restrições decididas pelo Governo para mitigar a propagação da pandemia no país.

Questionado sobre a importância de haver um consenso em relação a eventuais restrições para controlar os contágios, o Presidente da República disse que "é muito importante" a auscultação dos partidos com representação parlamentar.

Leia Também: PSD e PS reúnem-se hoje com primeiro-ministro sobre evolução da pandemia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório