Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Observatório exige que se deixe de abordar migrantes como criminosos

As instituições devem deixar de abordar os migrantes como criminosos, os Estados têm de canalizar fundos para resgates e os 'media' devem combater a xenofobia, exigiu hoje o Observatório para a Proteção dos Defensores de Direitos Humanos.

Observatório exige que se deixe de abordar migrantes como criminosos
Notícias ao Minuto

16:53 - 15/11/21 por Lusa

Mundo Migrações

As exigências e apelos são apresentados num relatório hoje divulgado pelo Observatório constituído pela Organização Mundial contra a Tortura e a Federação Internacional de Direitos Humanos, no qual se conclui que os ataques a ativistas e organizações de direitos humanos que defendem os migrantes "aumentaram dramaticamente" na Europa nos últimos anos.

Defendendo que é imprescindível criar "um ambiente positivo para aqueles que defendem os direitos humanos dos migrantes", o Observatório enumera diversas propostas para garantir o respeito e proteção dos migrantes.

Num primeiro ponto, o organismo propõe aos Estados-membros do Conselho da Europa que abandonem a abordagem aos migrantes como se fossem criminosos e "passem a analisar cada caso com base no respeito e proteção das pessoas", incluindo "através do incentivo e promoção de canais de migração legal e rotas de acesso seguras".

Isto é "fundamental para combater o tráfico humano e prevenir que pessoas morram ao tentar entrar na Europa por rotas inseguras", sublinha a entidade no relatório.

Por outro lado, o Observatório apela ao fim da lógica de terceirizar o controlo de fronteiras, "porque isso dissocia os países das suas responsabilidades internacionais de direitos humanos, incluindo o direito ao asilo".

É preciso também que "os Estados garantam os recursos públicos necessários para buscas e operações de resgate ao longo das rotas percorridas por pessoas em terra, mar e ar e, no caso do mar, que se certifiquem de que os navios de resgate não são bloqueados e têm acesso a portos seguros de forma rápida", consideram as organizações que constituem o Observatório, adiantando que "todas as expulsões devem ser investigadas".

O Observatório pede ainda aos Governos de todos os Estados europeus que realizem campanhas de consciencialização, "com mensagens positivas sobre a população migrante", e apela à Comissão Europeia para desenvolver um conjunto de medidas para proteger o espaço cívico e promova o trabalho dos ativistas e dos jornalistas.

"A Comissão deve assegurar um papel mais ativo da sociedade civil em processos de infração em curso, disponibilizando fundos para litígios estratégicos a nível nacional e regional, incluindo ações perante o Tribunal de Justiça da União Europeia, e deve especificamente garantir financiamento para organizações humanitárias que defendem os direitos dos migrantes", considera.

Ao Parlamento Europeu, é pedido que realize um debate em 2022 sobre o papel da sociedade civil na defesa dos direitos humanos e que monitorize o desenvolvimento de nova legislação pelos países para abolir obstáculos ao trabalho legítimo destas organizações.

Por fim, o Observatório apela ao público em geral e à comunicação social em particular para que "evite dar visibilidade a discursos racistas, xenófobos ou de ódio" e não promova estereótipos, pondo antes o seu foco no combate a discursos políticos fundamentados em informações falsas.

Este relatório é conhecido numa altura em que eclodiu uma nova crise migratória nas fronteiras externas da União Europeia (UE).

Milhares de pessoas, oriundas sobretudo do Médio Oriente, encontram-se em acampamentos precários, sem alimentos e expostas ao frio, no território bielorrusso junto à fronteira com a Polónia.

Leia Também: Migrações: Polónia, Lituânia e Letónia consideram pedir consultas à NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório