Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Geórgia: Partido no poder ganha 19 dos 20 municípios em disputa

O partido no poder na Geórgia, Sonho Georgiano, impôs-se na segunda volta das eleições municipais, no sábado, ao ganhar 19 dos 20 municípios em disputa, incluindo o da capital, indicou hoje a comissão eleitoral nacional.

Geórgia: Partido no poder ganha 19 dos 20 municípios em disputa
Notícias ao Minuto

18:26 - 31/10/21 por Lusa

Mundo Geórgia

A oposição, que conquistou apenas uma autarquia, alega fraude e já saiu à rua para protestar contra os resultados das municipais.

Centenas de pessoas concentraram-se em frente do parlamento georgiano, em resposta ao apelo do Movimento Nacional Unido (MNU), o principal partido da oposição.

Na primeira volta, realizada no passado dia 2, o Sonho Georgiano, que governa o país desde 2012, obteve o controlo de 44 dos 64 municípios e conseguiu mais de 50% dos votos para disputar as câmaras da capital, Tbilissi, e de outras grandes cidades como Batumi, Zugdidi, Kutaisi e Poti.

Na segunda volta, ganhou em todas aquelas cidades e também e Rustavi, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Apenas Tsalenjikha, no oeste da Geórgia, foi ganha por um representante do MNU, fundado pelo ex-presidente Mikheil Saakashvili, detido no passado dia 1, após entrar no país proveniente da Ucrânia.

A participação na segunda volta das municipais foi de 49,9%.

As municipais eram vistas pela oposição como um referendo ao governo após a crise política desencadeada pelas eleições legislativas há um ano, nas quais o partido no poder obteve 90 dos 150 lugares do parlamento e que foram classificadas de fraudulentas.

O presidente do MNU, Nika Melia, que perdeu a câmara de Tbilissi, prometeu protestos da oposição nos próximos dias contra os resultados "falsificados".

As manifestações acontecerão ao longo da semana em várias regiões, principalmente em Batumi e Kutaisi, culminando no dia 7 com um grande protesto na capital, segundo a EFE.

"O mundo inteiro deve ver uma manifestação de grande escala em Tbilissi e nossa luta intransigente" contra os resultados da segunda volta, disse Melia.

Leia Também: Representante da NATO na Geórgia na sua primeira deslocação ao Cáucaso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório