Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

As mulheres e o clima entram no programa de Anne Hidalgo às presidenciais

A candidata socialista às presidenciais em França, Anne Hidalgo, defendeu hoje um "imposto climático" para as famílias cujo património seja mais poluente, e prometeu um mandato em defesa dos direitos das mulheres.

As mulheres e o clima entram no programa de Anne Hidalgo às presidenciais
Notícias ao Minuto

19:45 - 23/10/21 por Lusa

Mundo França

As propostas fazem parte do programa apresentado hoje por Anne Hidalgo em Lille, no norte de França, na "Convenção por uma República Social e Ecológica", e que dá início à campanha rumo às presidenciais.

"Proponho um projeto de reconquista social, ecológica e democrática. O meu método é simples: A democracia sempre e em toda a parte", afirmou Anne Hidalgo, atual presidente da câmara municipal de Paris e que é a candidata do Partido Socialista às eleições presidenciais francesas de 2022.

Em matéria de ecologia, a candidata adiantou que deve ser criado o crime de "ecocídio", a figura do "defensor do meio ambiente" e um imposto específico para as famílias cujo património emite mais dióxido de carbono.

Anne Hidalgo, que espera ser a primeira mulher na presidência de França, afirmou ainda que, se ganhar as eleições, fará um mandato virado para os direitos das mulheres, pela igualdade, em particular em matérias laborais, e ainda pelo direito pleno à contraceção e aborto, em todo o país.

Se for eleita presidente de França, Anne Hidalgo disse que no seu mandato criará um "seguro-desemprego universal", quer generalizar a limitação do aumento das rendas à habitação e que implementará "uma política de incentivo massivo ao sindicalismo".

A candidata já tinha anunciado anteriormente que defende o aumento dos salários dos professores, quer mais pessoal nas escolas e ainda a criação de um salário para quem tem a seu cargo pais ou filhos doentes ou desenvolve um trabalho comunitário importante.

Anne Hidalgo foi formalmente escolhida na semana passada, com 72% dos votos, como a candidata do Partido Socialista às eleições presidenciais francesas, mas não parte na melhor posição para a corrida ao Eliseu (residência oficial do Presidente da República).

Dos principais candidatos já anunciados, e também alguns por anunciar, Anne Hidalgo tem tido dificuldades em afirmar-se nas sondagens, mantendo-se abaixo de candidatos como o ecologista Yannick Jadot ou o líder da extrema-esquerda, Jean-Luc Melenchon.

Muito longe em termos de popularidade e já com dois dígitos, aparecem Marine Le Pen, da extrema-direita, o potencial candidato da direita Xavier Bertrand e até o polémico Eric Zemmour.

No topo das preferências dos franceses, continua a estar o atual titular do cargo, Emmanuel Macron.

Leia Também: Campanha presidencial da candidata Anne Hidalgo arranca hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório