Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

EUA, Austrália e Reino Unido vão anunciar acordo para Indo-Pacífico

Os Estados Unidos da América (EUA), Austrália e Reino Unido vão anunciar hoje uma parceira histórica de segurança para defender os seus interesses na região Indo-Pacífico, face às vontades da China, reportou a imprensa australiana.

EUA, Austrália e Reino Unido vão anunciar acordo para Indo-Pacífico
Notícias ao Minuto

06:10 - 16/09/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

A parceria permitirá, em particular, à Austrália adquirir submarinos com propulsão nuclear, o que pode por em causa uma grande encomenda de mais de 60 mil milhões dólares australianos (cerca de 37,3 mil milhões de euros) à França.

O novo pacto, designado de "AUKUS", possibilitaria aos três países "partilhar tecnologias avançadas, sobretudo tecnologia de propulsão nuclear nos submarinos", de acordo com o jornal Sydney Morning Herald.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, deve fazer uma declaração sobre "uma iniciativa de segurança nacional", segundo a programação da Casa Branca.

Joe Biden vai estar acompanhado, de forma virtual, pelo primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, e o chefe do governo britânico, Boris Johnson.

O presidente norte-americano já propôs retomar as alianças entre os EUA a China, dizendo várias vezes que a região Indo-Pacífico é uma prioridade.

Confirmando-se o pacto, as relações com a França podem arrefecer, caso resulte no cancelamento do pedido da Austrália.

Um Acordo Quadro concluído em 2016, e que o presidente francês, Emmanuel Macron, se comprometeu a concretizar, prevê a construção de 12 submarinos de propulsão convencional.

O custo total do programa pelo qual o Grupo Naval francês foi responsável chega a 50 mil milhões de dólares australianos (cerca de 31 mil milhões de euros).

O contrato foi criticado cerca de vários meses pelo partido trabalhista na Austrália, que denunciou o seu custo.

Leia Também: Alemanha adverte para consequências de acordo do Mali com empresa russa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório