Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Navio Ocean Viking está a ficar sem alimentos para migrantes resgatados

A organização humanitária SOS Méditerranée alertou hoje que o navio Ocean Viking, que tem 572 migrantes resgatados a bordo, está a ficar sem rações de alimentos, advertindo para a necessidade de desembarcar num porto o mais rápido possível.

Navio Ocean Viking está a ficar sem alimentos para migrantes resgatados
Notícias ao Minuto

23:40 - 06/07/21 por Lusa

Mundo ONG

"[...] 572 sobreviventes precisam urgentemente de um lugar seguro para desembarcar. Vamos ficar sem rações de comida embalada em alguns dias. A nossa tripulação cumpriu o seu dever legal e moral de resgatar [os migrantes]. É o momento de os Estados capazes de ajudar fazerem a sua parte", denunciou a organização não-governamental (ONG) europeia no Twitter.

O Ocean Viking já resgatou 572 migrantes em seis operações de salvamento nas últimas 72 horas e hoje pediu à União Europeia para coordenar o desembarque com urgência.

O navio da SOS Méditerranée resgatou 369 migrantes no mar Mediterrâneo entre a noite de domingo e terça-feira, na sexta operação de resgate que realizou em poucos dias.

Entre as 369 pessoas resgatadas estão nove mulheres, um bebé, duas crianças e 110 menores desacompanhados, segundo a SOS Méditerranée, originários em particular do Egito, Bangladesh e Eritreia.

Na tarde de domingo, o Ocean Viking já havia ajudado 71 migrantes em perigo que viajavam num barco extremamente sobrecarregado na área de busca e resgate de Malta.

Os seus ocupantes fugiam da Líbia, de onde haviam saído três dias antes e, sem comida e água a bordo, estavam exaustos no momento do resgate.

As Nações Unidas recentemente exigiram à Líbia e à União Europeia (UE) reformas nas suas operações de busca e salvamento no Mar Mediterrâneo, alegando que as práticas atuais privam os migrantes dos seus direitos e de dignidade, quando não lhes retiram a vida.

Desde o início de 2021, pelo menos 866 migrantes perderam a vida no Mediterrâneo tentando chegar à Europa, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A SOS Méditerranée afirma ter resgatado mais de 30.000 pessoas desde fevereiro de 2016, primeiro com o Aquarius, depois com o Ocean Viking.

Leia Também: Navio Ocean Viking resgata mais 369 migrantes no Mediterrâneo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório