Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Agricultor encontra pedra com 2.600 anos erguida por faraó no Egito

O objeto feito de arenito foi fabricado durante a 26ª Dinastia Egípcia, sob ordens do governante Apriés, que reinou de 589 a.C. a 570 a.C..

Agricultor encontra pedra com 2.600 anos erguida por faraó no Egito
Notícias ao Minuto

15:10 - 26/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Egito

Um agricultor que estava a preparar a terra para cultivo, na cidade de Ismaília, no Egito, encontrou por acaso uma placa de pedra com 2.600 anos. O objeto, que continha vários hieróglifos esculpidos, foi construído na Época Baixa do Antigo Egito, em nome do faraó Apriés, que governou de 589 a.C a 570 a.C.

Segundo informou o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito através do Facebook, a placa é feita de arenito e foi entregue pelo agricultor ao Museu de Antiguidades de Ismailia, a nordeste do Cairo.

Mostafa Waziry, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, afirma na publicação que a descoberta foi apenas uma de várias placas que o faraó Apriés ergueu durante as suas campanhas militares direcionadas ao leste do Egito. Waziry chamou ainda a atenção  para a parte superior da placa, onde se pode ver a representação de um disco solar alado, muito associado à divindade egípcia Rá, o deus do Sol.

Pode também ver-se um símbolo de Apriés, que foi o quinto rei da 26ª Dinastia, depois de seu pai, Psamético II.

Em comunicado, os responsáveis pela descoberta referem que a placa apresenta um total de 15 linhas de escrita hieroglífica. A relíquia tem 2,3 metros de altura e 45 centímetros de espessura e permanece atualmente sob os cuidados do Museu de Antiguidades, onde vários arqueólogos estão a trabalhar para traduzir o texto.

Leia Também: Tribunal egípcio condena à morte 12 membros da Irmandade Muçulmana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório