Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Hong Kong congela 2 milhões de jornal ao abrigo da Lei da Segurança

Dezoito milhões de dólares de Hong Kong (dois milhões de euros) de bens detidos pelo jornal pró-democracia Apple Daily de Hong Kong foram congelados ao abrigo da Lei de Segurança Nacional, anunciou hoje a polícia.

Hong Kong congela 2 milhões de jornal ao abrigo da Lei da Segurança
Notícias ao Minuto

06:12 - 17/06/21 por Lusa

Mundo Apreensão

"Os ativos de três empresas, Apple Daily Limited, Apple Daily Printing Limited e Apple Daily Intellect Limited, foram congelados" e "ascendem a um total de 18 milhões de dólares de Hong Kong", disse o Comissário Chefe Steve Li aos jornalistas.

Esta é a primeira apreensão de bens em Hong Kong contra uma empresa de comunicação social.

A polícia de Hong Kong deteve também hoje o chefe de redação e outros quatro responsáveis do jornal Apple Daily, por suspeita de conspiração com forças estrangeiras, ao abrigo da lei de segurança nacional.

A polícia disse que cinco responsáveis, incluindo quatro homens e uma mulher, entre os 47 e 63 anos, foram detidos por conluio com um país estrangeiro ou com elementos externos para pôr em perigo a segurança nacional, violando o Artigo 29 da lei.

Mais de 200 agentes entraram nas instalações do jornal para efetuarem uma busca com um mandado judicial.

O jornal tem assumido o seu apoio ao movimento pró-democracia. Esta é a segunda busca no Apple Daily em menos de um ano.

O milionário Jimmy Lai, o proprietário do jornal, foi acusado de conluio após a busca realizada em agosto. Lai está atualmente preso, após várias condenações pelo seu envolvimento em alguns dos protestos pró-democracia que abalaram Hong Kong há dois anos.

Leia Também: Polícia de Hong Kong detém responsáveis de jornal por conspiração

Recomendados para si

;
Campo obrigatório