Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Pelo menos 19 mortos em confrontos tribais na Papua Nova Guiné

Pelo menos 19 pessoas morreram na sequência de confrontos tribais numa área remota da Papua Nova Guiné, noticiaram hoje os meios de comunicação locais.

Pelo menos 19 mortos em confrontos tribais na Papua Nova Guiné
Notícias ao Minuto

07:57 - 12/04/21 por Lusa

Mundo Papua Nova Guiné

Os confrontos entre as tribos de Agarabi e Tapo começaram em fevereiro, aparentemente por causa de uma disputa de terras perto de Kainantu, cerca de 379 quilómetros a norte de Port Moresby, e que deveria ter sido resolvida com a assinatura de um acordo entre as partes.

Contudo, na semana passada, quando o pacto deveria ser ratificado, eclodiu uma luta entre duas mulheres por um incidente doméstico, levando a uma batalha que deixou 12 pessoas mortas, disse o comandante da polícia provincial Michael Welly ao Correio dos Correios.

No dia seguinte, disse, um elemento da tribo Agarabi lançou uma granada de mão que matou sete outras pessoas, levando a tribo Tapo a incendiar as casas dos seus rivais em vingança.

"Até agora, 19 pessoas estão mortas, mas pode haver mais. As tensões ainda são muito elevadas", disse o comandante Welly ao jornal Papuan.

Nesta nação insular do Pacífico, que obteve a independência da Austrália em 1975 e onde são faladas cerca de 800 línguas, a pertença a clãs ou tribos está profundamente enraizada, especialmente nas terras altas.

Embora não existam números exatos, estima-se que as guerras tribais tenham causado centenas de mortos e deslocado milhares de pessoas nas zonas montanhosas, onde vive a maior parte dos mais de oito milhões de pessoas do país.

Leia Também: Austrália quer um milhão de doses de vacina para a Papua Nova Guiné

Recomendados para si

;
Campo obrigatório