Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

OMS em Angola diz que prioridade na vacina se deveu a trabalho do governo

A representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Angola afirmou hoje que a prioridade dada ao país na distribuição de vacinas no âmbito do mecanismo Covax foi fruto do trabalho desenvolvido pelo Governo angolano.

OMS em Angola diz que prioridade na vacina se deveu a trabalho do governo
Notícias ao Minuto

19:14 - 02/03/21 por Lusa

Mundo Coronavírus

"Angola é um dos primeiros países a receber a vacina e isso é fruto do trabalho que o Governo angolano e o Ministério da Saúde tem desenvolvido com os seus parceiros há muitos meses, para que estejamos prontos para isso", disse Djamila Cabral.

A representante da OMS falava após a inauguração do primeiro depósito central de vacinas, em Luanda, no mesmo dia em que Angola recebeu as primeiras 624.000 doses doadas no âmbito da Covax.

"Esta é a primeira fase, (...) mas a luz está lá no fundo", acrescentou a responsável da OMS, salientando que o papel do organismo internacional é apoiar durante toda a fase de preparação e seleção das vacinas e dos países.

"Estamos muito felizes hoje, estamos a dar um passo muito importante para ir na direção do controlo desta fase aguda da epidemia na região africana", sublinhou Djamila Cabral.

A responsável destacou o papel de liderança da OMS na distribuição equitativa das vacinas no mundo.

"Temos estado a fazer apelos, temos estado a trabalhar com os doadores e com os países para que possam não somente financiar o mecanismo Covax, mas também doar vacinas", explicou, destacando o exemplo de Portugal, que anunciou recentemente que 5% das vacinas adquiridas seriam destinadas aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

A responsável da OMS lembrou também que "nenhum país estará seguro" enquanto todos não estiverem seguros: "É importante que a vacinação possa ser feita no mundo inteiroe o mecanismo Covax foi criado mesmo para isso, para garantir que pelo menos 20% da população de cada país fosse vacinada", frisou.

A entrega de vacinas a Angola faz parte de uma primeira ronda de atribuição da Covax que continuará nos próximos dias e semanas, a nível mundial e em toda a região africana, prevendo-se que sejam entregues ao país lusófono 2,5 milhões de doses de vacinas AstraZeneca/Oxford até meados deste ano.

Angola registou até segunda-feira um total de 20.807 casos positivos de covid-19, dos quais 508 óbitos, tendo recuperado 19.322 pessoas.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.539.505 mortos no mundo, resultantes de mais de 114,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Decisão sobre vacina da Johnson & Johnson a 11 de março

Recomendados para si

;
Campo obrigatório