Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

BBC proibida? Reino Unido denuncia "ataque à liberdade de imprensa"

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, denunciou hoje um "ataque inaceitável à liberdade de imprensa" após a decisão das autoridades chinesas proibirem a transmissão do canal internacional de notícias britânico BBC World News.

BBC proibida? Reino Unido denuncia "ataque à liberdade de imprensa"
Notícias ao Minuto

18:40 - 11/02/21 por Lusa

Mundo China

"A decisão da China de proibir a BBC World News na China continental é uma restrição inaceitável da liberdade de imprensa. A China tem algumas das restrições mais duras à liberdade de imprensa e Internet em todo o mundo, e esta última decisão só prejudicará a reputação da China aos olhos do mundo", disse, em comunicado.

Na semana passada, o Reino Unido expulsou três espiões chineses que viviam no país há vários meses e se faziam passar por jornalistas, noticiou hoje o diário britânico Daily Telegraph, mas entretanto confirmado por outros jornais.

Os espiões alegavam trabalhar como "jornalistas para várias agências de notícias chinesas", mas estavam ao serviço do Ministério de Segurança do Estado, disse uma fonte do governo britânico, não identificada.

"A identidade real deles foi descoberta pelo MI5 - os serviços de segurança interna britânicos -, pelo que foram expulsos do país", acrescentou.

As relações entre a China e o Reino Unido atravessam um período de crescente tensão, em particular devido à imposição de uma lei de segurança nacional em Hong Kong e políticas repressivas na região de Xinjiang, que foram alvo de fortes críticas por Londres.

O Reino Unido também baniu o grupo chinês Huawei das suas infraestruturas de telecomunicações, alegando preocupações com a segurança interna.

Na quinta-feira, o regulador da imprensa britânico decidiu também revogar a licença de transmissão da CGTN, alegando que o canal de notícias público da China é controlado pelo Partido Comunista Chinês, algo que omitiu aquando do pedido de licenciamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório