Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19: Vietname aprova vacina da AstraZeneca

O Vietname anunciou ter aprovado a vacina da empresa farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, a primeira contra a covid-19 autorizada no país, que combate um surto da doença, com 34 novos casos detetados hoje.

Covid-19: Vietname aprova vacina da AstraZeneca
Notícias ao Minuto

07:29 - 30/01/21 por Lusa

Mundo Pandemia

O ministro da Saúde vietnamita, Nguyen Thanh Long, afirmou que a AstraZeneca se comprometeu a fornecer ao país 30 milhões de doses este ano e espera ter as primeiras vacinas durante o primeiro trimestre do ano, ao mesmo tempo que as autoridades vão continuar a explorar outras possibilidades com a Pfizer, Moderna e outras empresas.

Além disso, o Vietname já iniciou ensaios em humanos das duas vacinas produzidas localmente, a Nanocovax e a Covivac, sob a tutela do Ministério da Saúde.

O anúncio da autorização surgiu horas depois de as autoridades sanitárias vietnamitas terem identificado 34 novos casos da covid-19, 32 dos quais na província de Hai Duong, centro do surto, onde foi já encerrado o aeroporto e suspensos os transportes públicos, entre outras medidas de distanciamento social.

O surto ocorreu uma semana antes do início do período de férias do Ano Novo Lunar, que este ano se assinala a 12 de fevereiro, e durante o qual milhões de pessoas viajam pelo país para fazer turismo e visitar familiares.

Estes novos casos elevam para 180 o número de infeções confirmadas desde quinta-feira, quando foi anunciado o primeiro contágio local em 55 dias, duas delas na capital, Hanói, onde se realiza esta semana o 13.º Congresso do Partido Comunista do Vietname (PCV) para eleger os principais líderes do país.

Os cerca de 1.600 delegados do PCV, reunidos desde segunda-feira, decidiram terminar os trabalhos um dia mais cedo por causa do surto, estando previsto agora o encerramento na segunda-feira, de acordo com o jornal Phap Luat.

Desde o início da pandemia, o Vietname somou 35 mortos e 1.684 casos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.191.865 mortos resultantes de mais de 101 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.886 pessoas dos 698.583 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AstraZeneca diz que entregará vacinas à UE "nos próximos dias"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório