Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: N.º de mortes volta a subir; Menos 105 internados num dia

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: N.º de mortes volta a subir; Menos 105 internados num dia
Notícias ao Minuto

08:08 - 23/12/20 por Sílvia Abreu

Mundo Covid-19

Os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde, esta quarta-feira, dão conta de mais 89 mortos e 4.602 novos casos. Desde o início da pandemia, já foram contabilizados em Portugal 6.343 óbitos e 383.258 casos da doença provocada pelo vírus.

É já esta noite que começam a ser aplicadas as medidas decretadas pelo Governo para o período natalício, com a circulação na via pública a ser permitida apenas para quem se encontre em trânsito. Nos dias seguintes, 24 e 25, a circulação é permitida até às 2h00 do dia seguinte. Consulte aqui tudo o que pode ou não fazer neste período de festas.

Esta quarta-feira, o Governo e os parceiros sociais reúnem-se na Concertação Social para fazer o acompanhamento da situação da pandemia de Covid-19 e das medidas de resposta à crise.

Recorde-se ainda que o Parlamento aprovou na terça-feira o diploma do PSD que renova por mais três meses o uso obrigatório de máscara em espaços públicos, medida que vigora em Portugal desde 28 de outubro e que terminaria em 5 de janeiro.

Nestes mapas interativos pode consultar a evolução da pandemia de coronavírus em Portugale no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h56 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar todas as incidências aqui.

15h50 - Cerca de 500 famílias de pessoas que morreram devido à Covid-19 vão apresentar uma queixa civil e pedir 100 milhões de euros do Estado italiano, suspeito de graves omissões na gestão da crise da pandemia, informaram os media locais.

15h35 - Reino Unido confirma casos de outra variante ainda "mais transmissível". O governo britânico revelou que foram detetados dois casos de uma variante ligada à África do Sul.

15h26 - O Governo dos Estados Unidos anunciou hoje que vai comprar mais 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório norte-americano Pfizer e pela alemã BioNTech, devendo recebê-las no segundo semestre de 2021.

15h15 - Cerca de 50 países suspenderam a entrada de viajantes do Reino Unido desde domingo, após a descoberta de uma nova estirpe do coronavírus em território britânico. Consulte aqui a lista.

15h03 - O Governo vai alargar o programa Apoiar às perdas na faturação relativas quarto trimestre do ano e reforçar a dotação em 150 milhões de euros, disse hoje à agência Lusa o secretário de Estado da Economia, João Neves.

15h02 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais três óbitos devido à Covid-19, elevando o número para 153, havendo ainda 189 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde.

14h52 - O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) acusou hoje o hospital de Évora de discriminar os profissionais da classe que trabalham no serviço de urgência geral na atribuição do prémio de compensação pelo combate à pandemia da Covid-19.

14h43 - Um homem de 64 anos morreu hoje na Madeira com Covid-19, elevando para 11 o número de óbitos registados nesta região associados ao novo coronavírus, informou hoje o Governo Regional.

14h33 - Há 2.990 pessoas hospitalizadas devido ao novo coronavírus (menos 105 que no dia anterior), das quais 511 se encontram em Unidades de Cuidados Intensivos (mais três face a ontem).

14h28 - Portugal registou 89 mortos e 4.602 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, já foram contabilizados em Portugal 6.343 óbitos e 383.258 casos da doença provocada pelo vírus.

Um total de 308.446 pessoas recuperaram da doença, um aumento de 3.621 no último dia. 

14h21 - Os estabelecimentos de bebidas e similares com espaços de dança vão permanecer encerrados nos Açores até 7 de janeiro, para conter a propagação da Covid-19, anunciou hoje o Governo Regional.

14h20 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas 28 novos casos da Covid-19, sendo que 24 destes se registaram na ilha de São Miguel, de acordo com o comunicado emitido hoje pela Autoridade de Saúde.

14h11 - O Instituto de Soldadura e Qualidade anunciou hoje que já está a preparar as arcas congeladoras que vão receber as primeiras doses de vacinas contra o novo coronavírus, calibrando os sensores para garantir as baixas temperaturas necessárias para as conservar.

13h33 - Suíça lança primeira campanha de vacinação da Europa continental. Uma mulher de mais de 90 anos foi hoje a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 na Suíça, o primeiro país da Europa continental a iniciar a campanha de vacinação contra o novo coronavírus.

De acordo com a Reuters, uma mulher de 90 anos foi a primeira pessoa a ser vacinada no país.

Notícias ao MinutoMulher de 90 anos foi a primeira a ser vacinada no país© Reuters

13h18 - França dá cidadania a profissionais de primeira linha imigrantes. Mais de 700 cidadãos já conseguiram a cidadania ou estão na fase final do processo.

13h13 - Surto com quatro infetados deixa serviços operacionais de Vidigueira em mínimos. As valências operacionais da Câmara de Vidigueira, como a recolha de lixo, estão com serviços mínimos, porque há um surto com quatro trabalhadores do estaleiro infetados e a maioria dos restantes está de quarentena.

12h59 - As competições femininas de futebol em Inglaterra tiveram um recorde de 32 casos de infeção pelo novo coronavírus entre 14 de 20 de dezembro, numa altura em que foi descoberta uma nova variante do vírus, revelou hoje a federação.

12h54 - INSA revela que há três novas variantes do vírus a circular em Portugal.Um estudo sobre diversidade genética do coronavírus SARS-CoV-2 detetou três novas variantes do vírus a circular na segunda vaga da pandemia de Covid-19 em Portugal, avançou hoje à Lusa um investigador do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

Relativamente às mutações observadas no país, João Paulo Gomes, responsável pela unidade de bioinformática do Departamento de Doenças Infecciosas do INSA, afirmou que algumas "são bem interessantes", mas não são exclusivas de Portugal, sublinhando que "uma das mutações caracteriza uma variante que apareceu em Espanha há alguns meses e que se disseminou pelo resto da Europa a uma velocidade espantosa" e que foi observada agora em Portugal em 70% das amostras analisadas no estudo

12h47 - O Governo divulgou há instantes, na sua página de Twitter, mais um vídeo, que visa alertar a população para os perigos de não cumprir as medidas de segurança. Ora veja.

12h44 -O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) denunciou hoje, na Guarda, que a atribuição de prémios de desempenho aos profissionais pela resposta à pandemia é discriminatória e exige outras medidas ao Governo.

12h36 -A diretora de saúde pública de Los Angeles, nos EUA, avisou os residentes, esta terça-feira, que um teste negativo à Covid-19 não deve ser motivo para justificar reuniões familiares entre muitas pessoas. "No momento em que recebe um teste negativo, pode já não ser negativo", alerta Barbara Ferrer, reforçando que o facto de não ter sintomas, não significa que não vá infetar outros.

12h28 - A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.718.209 no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro de 2019, na China, segundo o levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP às 11h00.

12h18 -Nova variante do Reino Unido em Hong Kong? A nova variante do novo coronavírus, que se está a propagar rapidamente no Reino Unido, aparenta ter infetado dois estudantes que regressaram a Hong Kong do país britânico, em dezembro, disse, esta quarta-feira, o Departamento de Saúde, de acordo com a Reuters.

Amostras do vírus - dos dois estudantes - aparentam corresponder à variante encontrada no Reino Unido, contudo, são necessários mais testes para confirmar.

12h16 - As visitas a doentes nos hospitais do distrito de Bragança serão retomadas a partir de quinta-feira, com condicionalismos para prevenir a transmissão do novo coronavírus, informou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.

12h10 - De acordo com a Reuters,o presidente Emmanuel Macron apresenta sinais de recuperação após ter testado positivo ao novo coronavírus, informou o seu gabinete, esta quarta-feira.

12h03 - Não sabe como celebrar o Ano Novo devido às restrições impostas pelo Governo?Réveillon em segurança é a proposta da Big Eventos que propõe uma festa virtual, com início no dia 31 de dezembro a partir das 23 horas, sendo que perto da meia noite será feita a contagem decrescente para o Ano Novo.

11h58 -Cientistas isolam anticorpo de lama que pode prevenir Covid-19. Investigadores sugerem que os nanocorpos do animal conseguem fixar-se na proteína que permite que o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, infete as células dos seres humanos.

11h54 - DGS alerta: O melhor presente que pode oferecer este Natal é segurança. Recorde na imagem abaixo quais os principais cuidados a adotar,de acordo com a autoridade de saúde.

Notícias ao Minuto© Facebook | DGS

11h42 - A Sérvia vai começar a vacinar a população contra a Covid-19 na quinta-feira, disse, esta quarta-feira, o presidente Aleksandar Vucic, acrescentando que os primeiros serão os idosos que residem em lares. “É importante proteger estas pessoas... mais de 80% das vítimas mortais deste vírus terrível são idosos”, disse, citado pelo The Guardian.

11h29 - A companhia aérea Singapore Airlines anunciou hoje que começou a testar um sistema de verificação digital relacionado à Covid-19, incluindo as vacinas, perante possíveis exigências dos governos.

11h21 -Camionistas e passageiros com teste à Covid-19 negativo começaram a chegar esta manhã a França depois de o país levantar o bloqueio de dois dias imposto aos viajantes provenientes do Reino Unido devido à nova estirpe do coronavírus.

11h17 -Equipa da OMS na China vai explorar "todas as vias". Uma equipa internacional de cientistas encarregada de rastrear a origem da Covid-19 comprometeu-se a explorar "todas as vias", durante uma visita de investigação à China planeada para janeiro, mas sem visar apontar culpados pela pandemia.

11h04 - Covid leva défice a 3,8% do PIB no 3º trimestre. Até setembro atinge 4,9%. A crise gerada pela pandemia levou a que o défice orçamental do terceiro trimestre do ano se situasse em 3,8% do produto interno bruto (PIB), de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quarta-feira. Olhando para os primeiros nove meses do ano, o défice cresceu para4,9%.

11h00 - Sociedade Portuguesa de Alergologia desaconselha vacina a pessoas com reações alérgicas graves. Consulte aqui o esclarecimento da SPAIC sobre a vacina da Pfizer.

10h51 - Marcelo reduz refeições no Natal após reações de epidemiologistas. Atendendo ao facto de "alguns epidemiologistas terem ficado muito sensibilizados com o facto de ter muitas refeições", Marcelo decidiu alterar os planos. "Só haverá uma refeição em casa com cinco pessoas. É o mínimo dos mínimos", salvaguardou, acrescentando que "fica o Natal reduzido a 23 à noite, 24 não haverá nem 25".

10h42 - O vice-presidente da Comunidade de Madrid pediu, esta quarta-feira, "planeamento e celeridade" ao Ministério de Saúde, na vacinação contra a Covid-19. Através da sua conta de Twitter, Ignacio Aguado recordou que a quatro dias de se iniciar a imunização, Madrid "segue sem um plano de vacinação por parte do Ministério".

"Não sabemos quando chegam as vacinas nem quantas doses nos correspondem", escreveu, acrescentando que a comunidade oferece "total colaboração", mas que necessita de "planeamento e celeridade".

10h38 -África ultrapassa os 60 mil mortos. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o continente africano regista agora 60.254 mortos, mais 508 nas últimas 24 horase no mesmo período houve mais 19.618 infetados nos 55 Estados-membros da União Africana.

10h36 - Com a capacidade reduzida, os hotéis do Porto reorganizaram os seus restaurantes para a ceia e dia de Natal e apostam no take-away para levar o tradicional peru, bacalhau ou polvo aos que este ano optaram por ficar em casa.

10h34 -Primeira-ministra escocesa lamenta "erro estúpido" após foto sem máscara. A primeira-ministra escocesa fez um pedido de desculpas públicas depois de ter sido fotografada a quebrar as regras, impostas pelo seu próprio governo para combater a pandemia no país, ao aparecer sem máscara durante um velório.

"A passada sexta-feira, enquanto estava num velório, tirei a minha máscara brevemente. Foi um erro estúpido e lamento mesmo muito. Falo todos os dias da importância das máscaras, por isso não vou dar desculpas. Estive mal e lamento", disse a primeira-ministra em comunicado citado pela Sky News.

10h00 -Os líderes da União Europeia divulgaram hoje uma mensagem natalícia por vídeo a apelar aos cidadãos europeus que atuem com sentido de responsabilidade durante a época festiva, para que a Europa possa superar a pandemia daCovid-19.

Na sua intervenção, António Costa, o único governante a dirigir-se aos cidadãos com uma máscara colocada a cobrir a boca e o nariz, começa por dizer, apontando para a proteção, que "este natal vai ser assim: diferente"."Este é o melhor presente que podemos dar àqueles que estão na linha da frente no combate à Covid. É a melhor prenda que podemos dar aos nossos amigos e à nossa família", declara o primeiro-ministro português.

09h44 - A pandemia de Covid-19 obrigou a mudar as rotinas de milhares de estudantes universitários, principalmente daqueles que vivem em residências que partilham com dezenas de colegas, mas nem todos sentiram grandes diferenças no primeiro semestre.

09h28 -"O vírus entra pelo nariz e pela boca, aloja-se nos pulmões, passa para o sangue, multiplica-se e provoca danos muitas vezes fatais. Basta partilhar o ar com um infetado, mesmo sem sintomas. Evita convívios em espaços fechados, não deixes o vírus entrar no teu corpo, na tua casa, na tua família", pode ouvir-se num vídeo divulgado, esta quarta-feira, na página da República Portuguesa, em que a principal imagem é a de um homem deitado numa cama de hospital.

09h22 -Exército britânico ajuda a testar camionistas parados em Dover.O exército britânico juntou-se hoje aos trabalhadores da saúde para realizar testes rápidos à Covid-19 aos milhares de camionistas bloqueados junto ao porto de Dover, para acelerar as viagens após a reabertura da fronteira francesa.

Após intensas negociações entre Londres e Paris, França concordou na noite passada reabrir a fronteira e autorizar a passagem de cidadãos franceses, residentes britânicos em França e motoristas de camião, desde que tenham um teste de Covid-19 negativo.

Notícias ao MinutoDescongestionamento da área deve levar vários dia © Reuters

08h54 - Num ano em que a pandemia veio mudar a dinâmica da sociedade e afetou a vida de milhões, o primeiro-ministro espanhol deixou votos de Feliz Natal aos cidadãos e apelou a que se dê valor "ao que mais importa". "Devemosdar valor ao que mais importa: os nossos familiares, o afetomútuo, a solidariedade e a justiça social e igualdade", escreveu, na sua página oficial de Twitter.

08h48 -Uma estudante norte-americana de visita às ilhas Caimão foi presa depois de ter desrespeitado as regras locais referentes àCovid-19.SkylarMack, de 18 anos, e estudante na Universidade de Mercer, na Georgia, viajou até às ilhas em causa, no mês passado, para visitar o namorado.

08h32 - "Pai Natal é imune", assegura a Organização Mundial de Saúde.A epidemiologista daOMSMaria VanKerkhovetranquilizou os mais pequenos ao garantir que o Pai Natal era "imune" ao novo coronavírus.

"Percebo a preocupação com o Pai Natal porque já tem alguma idade, mas posso garantir que é imune a este vírus. Nós tivemos uma breve conversa e ele está muito bem de saúde, apesar de estar com muito trabalho. O Pai Natal vai conseguir entregar os presentes às crianças também este ano", afirmou a responsável.

08h25 -DGS apela: "Este Natal ofereça segurança. Lembre-se que o arejamento dos espaços é uma das medidas essenciais para travar a transmissão do vírus".

08h19 - Prestar cuidado médico aos pacientes infetadospelaCovid-9 e aos restantes "está a tornar-se difícil" no Japão, disse o ministro da economiaYasutoshiNishimura, esta quarta-feira, dia em que o país ultrapassou o milhão de casos.

08h13 -Índia com 333 mortes e quase 24 mil casos nas últimas 24 horas.Desde o início da pandemia, a Índia contabilizou 10.099.066 de casos do novo coronavírus, mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos.

07h46 -O primeiro-ministro considera que os militares portugueses em missões externas das Forças Armadas estão a representar Portugal de forma "exemplar" e salienta o quadro de maiores dificuldades este ano em contexto de pandemia de Covid-19.

07h40 -Sem distanciamento, as máscaras não impedem a propagação da Covid-19.Um novo estudo afirma que a utilização de máscara não é suficiente para impedir a propagação da Covid-19, a menos que exista distanciamento.

07h30 - Com as festividades 'à porta', o Governodecretou medidas para combater a propagação do novo coronavírus, numa altura em que as famílias tendem a reunir-se. Consulte neste gráfico as medidas:

Notícias ao MinutoMedidas que vão vigorar no período do Natal e do Ano Novo© covid19estamoson.gov.pt

07h23 -Vacinação no México arranca quinta-feira. O México vai começar a administrar a vacina Pfizer à sua população a partir de 24 de dezembro, anunciaram na terça-feira as autoridades mexicanas.

07h22 -O Japão e a Coreia do Sul anunciaram hoje o reforço de restrições aos voos provenientes do Reino Unido, para evitar a propagação da variante do novo coronavírus ali detetada.

07h20 -Cidade chinesa testa seis milhões de habitantes após detetar 17 casos.A cidade de Dalian, no nordeste da China, está a testar mais de seis milhões de residentes para o novo coronavírus, depois de ter detetado 17 casos, na semana passada, anunciou hoje a Comissão Municipal de Saúde.

07h19 - Trump rejeita pacote de estímulos aprovado pelo Congresso. OCongresso dos Estados Unidos aprovou na segunda-feira um pacote de estímulo no valor de 735 mil milhões de euros para fazer face à devastação económica causada pela pandemia.

07h18 - Alemanha regista novo recorde de óbitos. O paísregistou 24.740 novos casos deCovid-19 e mais 962 mortos, nas últimas 24 horas. Este é valor mais alto de mortes num só dia, superando em 10 o número deóbitosdo recorde anterior, que foi registado na semana passada.

07h10 - Enquanto dormia:

7h00 - Bom dia. Acompanhe neste registo todas as incidências relacionadas com o vírus. Recorde o anterioraqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório