Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Covid. França dá cidadania a profissionais de primeira linha imigrantes

Mais de 700 já conseguiram a cidadania ou estão na fase final do processo.

Covid. França dá cidadania a profissionais de primeira linha imigrantes
Notícias ao Minuto

13:03 - 23/12/20 por Sara Gouveia

Mundo França

Centenas de imigrantes em França que trabalharam durante a pandemia na linha da frente dos serviços essenciais viram agora o seu esforço recompensado com a obtenção da cidadania francesa feita de forma mais célere. O ministério do Interior francês convidou os residentes que ajudaram nos esforços contra a Covid-19 a inscreverem-se para uma naturalização acelerada.

Até agora, conta a BBC, mais de 700 já têm a cidadania ou estão na fase final do processo. Neste grupo estão incluídos profissionais de saúde, funcionários de limpeza e trabalhadores de lojas.

Os profissionais de primeira linha de todo o mundo estiveram expostos à Covid-19 de forma continua, muitos a arriscarem a própria vida, e outros que acabaram mesmo por morrer. A iniciativa de cidadania foi anunciada em setembro e há 74 pessoas que já têm o passaporte francês, outras 693 já estão nos estados finais do processo. Um total de 2.890 pessoas já se candidataram.

Normalmente um candidato para ser bem sucedido tem de ser residente no país há cinco anos, ter um ordenado estável e demonstrar integração na sociedade francesa. Mas no caso desta iniciativa, os candidatos terão apenas de ser residentes há dois anos para poderem ser elegíveis para cidadania como reconhecimento dos seus serviços.

França é um dos dez países no mundo mais atingidos pelo novo coronavírus, com mais de 2,5 milhões de casos confirmados e perto de 62 mil óbitos.

Leia Também: Profissionais de saúde infetados estão dispensados de provar incapacidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório