Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

Costa elogia ação "exemplar" dos militares portugueses em missão

O primeiro-ministro considera que os militares portugueses em missões externas das Forças Armadas estão a representar Portugal de forma "exemplar" e salienta o quadro de maiores dificuldades este ano em contexto de pandemia de covid-19.

Costa elogia ação "exemplar" dos militares portugueses em missão

Estas posições foram transmitidas por António Costa numa mensagem vídeo de Natal dirigida aos militares portugueses em missões externas, que foi gravada em São Bento, em Lisboa, e não no sábado passado, como inicialmente estava previsto, na República Centro Africana.

O primeiro-ministro teve de cancelar as suas visitas aos destacamentos militares portugueses na República Centro Africana, em São Tomé e Príncipe e Mali, entre sexta-feira e domingo da semana passada, por ter ficado a partir de quinta-feira em isolamento profilático preventivo da covid-19.

Numa mensagem que dirigiu "a todas as mulheres e homens das Forças Armadas Portuguesas", António Costa destaca o caráter "duro" a todos os níveis do ano que agora termina.

"Quero enviar uma palavra especial a todos os militares, em particular aos que estão a desempenhar importantes ações de cooperação bilateral e multilateral no domínio da defesa, ou em missões e operações das Nações Unidas, da NATO e da União Europeia, um pouco por todo o mundo. Todos sem exceção representam Portugal de forma exemplar, e constituem, por isso, um motivo de justificado orgulho para todos os portugueses", declara o primeiro-ministro.

António Costa refere depois que era sua intenção este ano "estar pessoalmente" com militares de algumas das missões externas de Portugal nesta quadra natalícia.

"Este seria o terceiro ano consecutivo que visitaria as Forças Nacionais Destacadas (FND), precisamente para enaltecer e agradecer o relevante papel que desempenham. No ano passado estive convosco em Samos (Grécia) e no Iraque, e há dois anos em Cabul, no Afeganistão. Este ano estaria na República Centro Africana, no Mali e no navio Zaire em São Tomé e Príncipe", assinala.

António Costa observou então a este propósito que, por se tratar de uma época especial do ano, o Natal - "em que as famílias sentem particularmente a distância dos seus familiares, mais ainda este ano tendo em conta o contexto de pandemia" -, queria muito ter podido transmitir pessoalmente "o reconhecimento devido", não apenas em seu nome, "mas também em nome do Governo e do povo português".

"Como já é do conhecimento de todos, estou em isolamento profilático, não podendo deslocar-me, como planeado, para estar convosco. Mas é com a mesma determinação e alegria que vos envio esta breve mensagem para homenagear todos os militares que, 24 horas sobre 24 horas, 365 dias por ano, protegem sem alardes a nossa tranquilidade, os nossos bens e as nossas vidas. No nosso país e fora dele, em missões de grande importância ao serviço da comunidade internacional, ao mesmo tempo servindo igualmente os interesses do país e fazendo um trabalho extraordinário de que todos os portugueses se orgulham", sustenta o líder do executivo.

O primeiro-ministro fala depois sobre o quanto é difícil para os militares que se encontram em missões externas suportarem a distância em relação às suas famílias, sobretudo numa conjuntura de pandemia de covid-19.

"Se a distância física de casa e das nossas famílias custa sempre, custa ainda mais nesta época festiva e num quadro de pandemia em que, apesar de já se começar a ver uma luz ao fundo do túnel, infelizmente ainda durante algum tempo não vamos poder baixar a guarda de maneira nenhuma. Esta mensagem também é, um muito sincero e justo agradecimento às famílias que de modo solidário e resiliente suportam a ausência e as saudades dos seus entes queridos, que, por motivos de serviço, têm de estar longe nesta altura do ano", acrescenta.

No ano passado, António Costa gravou a sua mensagem de Natal dedicada às forças militares e de seguranças nacionais na ilha de Samos, na Grécia, quando visitou o contingente da Polícia Marítima que ali presta serviço no âmbito de uma missão da Frontex (Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira).

Em 2018, a mensagem de Natal do líder do executivo português foi gravada na sua deslocação à missão das Forças Armadas no Afeganistão, que, segundo o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai terminar até ao final do primeiro semestre de 2021.

Leia Também: "Vamos ter que ter um Natal com muito cuidado. Sou um bom exemplo disso"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório