Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

Cientistas isolam anticorpo de lama que pode prevenir Covid-19

Investigadores sugerem que os nanocorpos do animal conseguem fixar-se na proteína que permite que o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, infete as células dos seres humanos.

Cientistas isolam anticorpo de lama que pode prevenir Covid-19
Notícias ao Minuto

11:49 - 23/12/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Uma equipa de cientistas dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), nos Estados Unidos, analisou nanocorpos de uma lama chamado Cormac, reporta a revista Galileu.

Segundo os resultados preliminares da pesquisa, publicada no Scientific Reports, pelo menos um dos nanocorpos do animal, o NIH-CoVnb-112, pode conseguir identificar o novo coronavírus e ligar-se às proteínas spike do SARS-CoV-2, consequentemente impedindo a infecção.

O nanocorpo é uma variante de anticorpo produzido no sistema imunológico dos camelídeos, família de animais que inclui lamas, camelos e alpacas.

De acordo com a revista Galileu, em média, essas proteínas são um décimo do tamanho dos anticorpos humanos. Por serem mais estáveis, fáceis de reproduzir e económicas de produzir, a ciência tem investigado os potenciais usos dessas proteínas em estudos cientificos. Por exemplo, já foi anteriormente apurado que os nanocorpos são eficazes contra a púrpura trombocitopénica trombótica -, uma patologia autoimune rara que afeta o sangue. 

Neste momento, o foco é o seu potencial no combate ao novo coronavírus.

"A proteína spike do SARS-CoV-2 age como uma chave. Faz isso ao abrir a porta para infecções quando se liga a um receptor chamado enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), encontrado na superfície de algumas células", conta Thomas J. 'T.J.' Esparza, líder do estudo. Ou seja, os nanocorpos inibem esse processo ao cobrirem parte da spike.

Esparza e a sua equipa de investigadores imunizaram Cormac com um tido depurado da proteína do SARS-CoV-2. Foram administradas cinco doses à lama durante 28 dias. Os cientistas registaram que, entre as dezenas de nanocorpos produzidos pelo animal, 13 eram fortes candidatos contra a disseminação do coronavírus

Conforme explica a Galileu, os testes revelaram especificamente que o nanocorpo NIH-CoVnb-112 conseguiu associar-se ao receptor ACE2 com uma potência até dez vezes superior comparativamente a nanocorpos analisados previamente noutros laboratórios.

Recorrendo à utilização de um 'pseudovírus' que copiou o SARS-CoV-2, os investigadores constataram que o nanocorpo preveniu infecções em placas de petri.

Adicionalmente, conclui-se que o efeito preventivo também foi eficaz ao utilizar o nanocorpo num inalador, equipamento usado por asmáticos. 

"Esperamos que esses anticorpos possam ser altamente eficazes e versáteis em combater a pandemia do novo coronavírus", sublinhou Brody.

Os investigadores salientam que são necessárias mais pesquisas sobre o tema. 

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório